Claro aposta em Fortaleza com novo conceito de lojas físicas e experiência do cliente

claro
No Ceará, a companhia detém mais de 30% de market share no serviço móvel,  acima de 62% no serviço de TV e mais de 93 mil clientes em banda larga Foto: Divulgação

A Claro apresenta uma loja com seu novo conceito em Fortaleza, com a reinauguração do espaço no Shopping RioMar Fortaleza. Repaginada, a unidade de vendas oferece uma experiência mais fluida, acolhedora e tecnológica, privilegiando a aproximação com o consumidor.

Mercado cearense

O Ceará é considerado estratégico para a companhia, que detém mais de 30% de market share no serviço móvel, mais de 62% no serviço de TV e mais de 93 mil clientes em banda larga. 

A operadora já tem uma das maiores participações de mercado na tecnologia 5G no Estado, com mais de 29% de market share e está presente em mais de cinco cidades cearenses, como: Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Sobral e Maracanaú.

Projetado para ser sustentável e garantir eficiência operacional, o novo modelo aposta em modularidade, escalabilidade e flexibilidade, permitindo uma implantação e adaptação ágeis das comunicações. “Esta nova proposta representa mais do que um ponto de atendimento ou vendas. É um espaço onde o cliente se sente acolhido, conectado e no centro da experiência, como um verdadeiro hub de conexões”, afirma Leandro Bueno, diretor-executivo de Canais e Vendas da Claro.

Soluções

A Claro implementou totens de autoatendimento que solucionam até 70% das demandas presenciais, como a emissão de segunda via de fatura, que também pode ser emitida através do app Minha Claro. A loja também disponibiliza diferentes formatos de atendimento — express, consultivo e virtual —, otimizando o tempo dos clientes e a eficiência da operação. Para um suporte ainda mais personalizado, a loja conta com assistentes tecnológicos — colaboradores "geeks" — disponíveis para auxiliar e demonstrar todas as soluções e inovações da Claro.

A nova loja inclui ainda espaços especiais, como o Espaço Claro Multi, onde os clientes podem vivenciar a Casa Conectada, com comando por voz via Alexa integrada ao Claro tv+.

Teste

O novo conceito já foi testado com sucesso em unidades-piloto em Curitiba, Belo Horizonte e Itu (SP). Os resultados foram expressivos: nota média de 4,8 no Google My Business (GMB), crescimento de 80% na venda de acessórios, 50% na venda de smartphones e 30% na venda de serviços.

Evolução

O diretor regional, André Peixoto, celebra a chegada de mais uma loja no novo conceito em Fortaleza. “As empresas precisam acompanhar e evoluir conforme as necessidades dos clientes e do momento vivenciado em cada região. E a Claro está fazendo isso. Nosso objetivo é oferecer um espaço ainda mais inovador e tecnológico, onde nossos clientes poderão experimentar, na prática, o que é ter uma vida mais conectada, seja com a banda larga ou com 5G da Claro, o mais rápido do Brasil, e usufruindo dos melhores devices, além de contar com o hub de conteúdo mais completo do mercado”, destaca Peixoto.

A ambientação da loja foi concebida com mobiliário modular e flexível, que possibilita diversas combinações funcionais, tornando a jornada sempre inovadora e convidativa. Além disso, sistemas de comunicação modulares — digitais e estáticos — garantem uma experiência intuitiva, integrada e livre de fricções.

Acessibilidade
  
O novo espaço também reforça o compromisso da Claro com a sustentabilidade e a responsabilidade social. No local, os clientes poderão conhecer iniciativas como o Instituto Claro, o programa Energia da Claro e o Claro recicla.

A loja foi projetada para garantir acessibilidade universal, com cuidados ergonômicos, ampla circulação e múltiplas formas de comunicação, em conformidade com o Regulamento Geral de Acessibilidade (RGA).

Ambiente multisensorial 

Pensado para despertar todos os sentidos, o novo espaço foi desenvolvido para ser acolhedor tanto para clientes quanto para seus pets. A loja conta com um perfume, moodboard sonoro exclusivos e espaço para café. Toda a comunicação é estrategicamente planejada para envolver e capturar a atenção dos visitantes.

“Este novo conceito tangibiliza o nosso compromisso com o próximo novo e a nova loja é uma extensão da nossa marca: solar, integrada, próxima do consumidor, inteligente e em constante evolução para estar presente em todos os momentos que importam para o cliente. É também um espaço dinâmico como a Claro, onde tecnologia e proximidade se unem para o futuro acontecer agora — de forma acessível, humana e sensorial”, afirma Ane Lopes, diretora de Marketing, Branding e Comunicação da Claro.

Perfil

A Claro é o maior grupo de Telecomunicações da América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, presente em todas as regiões do país. Está em mais de 4.800 municípios brasileiros e suas redes disponibilizam serviços a cerca de 98% da população. 

A operadora é líder em TV por assinatura, banda larga e a que mais cresce em serviços móveis. Conta ainda com o Claro 5G disponível em regiões de todos os estados e no Distrito Federal. 

Segundo medições realizadas pelo Speedtest, a Claro tem a internet mais rápida do Brasil no 5G e no Wi-Fi. A rede Claro 5G é a mais veloz do Brasil e da América do Sul e oferece a menor latência, a melhor experiência 5G em games e a melhor experiência de streaming de vídeos na rede 5G do Brasil. A Claro integra a América Móvil, com presença em 25 países na América Latina e também na Europa e Estados Unidos.