Comércio na Beira-Mar de Fortaleza movimenta média de R$ 4 milhoes por dia

beira
A pesquisa é um retrato da receita gerada com o varejo no cartao postal de Fortaleza. Foram entrevistados 800 pessoas, sendo 26,6% turistas nacionais, 1,8% turistas de outros países e 71,6% moradores da cidade Foto: Divulgaçao

O volume médio de dinheiro que circula diariamente na Beira-Mar de Fortaleza é de R$ 4.022.480,98.

O gasto médio por turista na visita à Beira-Mar é de R$ 167,31, enquanto o do morador é de R$ 53,46.

Os dados são da Pesquisa “Usuários da Beira-Mar”, realizada pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, entre os dias 15 de dezembro de 2023 e 28 de janeiro de 2024.  


Foram entrevistados 800 usuários. Destes, 26,6% eram turistas nacionais; 1,8% turistas vindos de outros países; e 71,6%, moradores de Fortaleza. Do total de entrevistados, 53,6% eram do gênero masculino, 38,8% estavam na faixa etária entre 35 e 44 anos e 46,3% tinham cursado até o Ensino Médio (completo ou incompleto). Quanto ao estado civil, a maioria (51,4%) era casada; 39% eram solteiros; 8,5%, divorciados; e 1,1%, viúvos.

Perfil de renda

Sobre a renda individual, a maioria (38,8%) afirmou receber de dois a cinco salários mínimos; 26% responderam que recebem de cinco a dez salários mínimos; 22,4% disseram receber de um a dois salários mínimos; 7,8%, de dez a 20 salários mínimos; e 0,3%, mais de 20 salários mínimos.

“É por meio da realização de pesquisas que conseguimos avaliar os serviços e notar onde estamos acertando e precisando melhorar, podendo proporcionar melhorias dentro do que o público está esperando”, explica o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira. “Pela primeira vez, a cidade pode conhecer o perfil detalhado do usuário da Beira-Mar, bem como o movimento de turistas e moradores na região e quanto isso representa para a economia da Cidade”, afirma o gestor.

"Tem duas coisas que nos chamam atenção: a Beira-Mar de Todos é, principalmente, do fortalezense, ou seja, é uma renda para o trabalhador e um importante incremento para a economia da Cidade. É um lugar potente, dado o fluxo de pessoas e do uso intenso do equipamento, de um modo geral”, destaca Rennys Frota, secretário da Regional 2.

“A outra questão relevante é a compreensão de que o uso ordenado daquele espaço traz uma diversidade de oportunidade de negócios: temos esporte, gastronomia e cultura, como exemplo as assessorias esportivas, o polo de artesanato e os quiosques ao longo da orla. É a nossa Beira-Mar para quem vem de fora, mas, especialmente, para quem vive essa cidade, um equipamento que estimula não somente o lazer e o esporte, mas, sobretudo, a saúde e a qualidade de vida", completa.

O que pensam os usuários

A maioria dos entrevistados (64,3%) respondeu que vai à Beira-Mar a passeio ou lazer. Tomar banho de mar (11,1%) e praticar atividades esportivas (10,3%) vieram na sequência entre os principais motivos que o levam ao local. A maioria afirmou também que frequenta o espaço pela manhã: no caso dos turistas, 41% deles vai nesse período, enquanto 39,6% costumam ir à noite. Os outros 19,4% vão no período da tarde. Entre os moradores, 47,2% responderam que frequentam a Beira-Mar pela manhã; 31,6% à noite; e 21,2% preferem ir à tarde.

Para 98,8% dos entrevistados, a Beira-Mar atendeu às suas expectativas, com destaque para o item segurança e tranquilidade (21,5%), seguido por diversidade de lazer (15,7%) e por considerá-la um lugar agradável (11,6%). Entre os usuários entrevistados, 97,3% responderam que indicariam a Beira-Mar para outras pessoas; 97,9% deram nota entre 8 e 10 para a experiência na Beira-Mar; e 96% deram nota entre 8 e 10 para a felicidade vivida na experiência que tiveram na Beira-Mar.

Entre os pontos favoritos dos entrevistados na Beira-Mar, 15% dos usuários mencionaram ser a orla; 13,3% indicaram a praia; e 11,3% citaram o banho de mar. Já sobre o que menos apreciam, 18,3% mencionaram que são os preços altos; 10,6%, os ambulantes; e 9,1% reclamaram da presença de pessoas em situação de rua.

A maioria dos entrevistados (74,3%%) classifica a limpeza da Beira-Mar como boa ou ótima. A segurança também é considerada boa ou ótima por 80,3% deles. Já os atrativos são considerados bons ou ótimos por 86,5%. Um percentual de 70,2% considera bons ou ótimos os preços praticados, enquanto 89,8% avalia como boa ou ótima a iluminação do local. A maioria também considera boa ou ótima a acessibilidade (87,2%) e o estacionamento (70,4%).

Feirinha

Os usuários também avaliaram a feirinha da Beira-Mar. A maioria dos entrevistados deram conceito bom ou ótimo para a estrutura (94,4%), para o atendimento (93,3%) e para os produtos disponíveis (92,3%). A variedade de produtos ofertados foi considerada boa ou ótima por 91,9%, enquanto os preços praticados foram considerados bons ou ótimos por 73,9% dos entrevistados. A limpeza do local foi classificada como boa ou ótima por 83,5% dos entrevistados, enquanto a segurança foi considerada boa ou ótima por 83,8% dos entrevistados.

Comerciantes

A Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, também realizou um levantamento específico com os comerciantes da Beira-Mar. O levantamento teve como amostra 50 tipos de negócio, sendo 67,3% formais e 32,7%, informais. A maioria deles eram quiosques (51%), seguidos de barracas (22,4%) e trailers (10,4%). Quanto ao tempo de atividade, 38,9% tinha entre 6 e 4 anos; 8,2%, 10 anos; e 6,1%, 8 anos.


Entre os negócios participantes do levantamento, 65,3% tinham empregados, sendo que a maioria (79,5%) tinha um ou dois empregados; 15,9% tinham entre 3 e 4; 2,3% contavam com 17 empregados e outros 2,3%, com 13 empregados. Na opinião de 95,9% dos entrevistados, a nova Beira-Mar contribuiu para a sua atividade de negócio. A maioria deles (24,8%) respondeu que a requalificação atraiu mais turistas e para 14,3% ela ficou mais bonita.


O levantamento apontou ainda que 71,4% dos comerciantes estao satisfeitos com o volume de negócios realizados após as obras de modernização da Beira-Mar e 89,8% consideram muito importante a qualificação para seu negócio.