Decon multa Hard Rock Hotel em R$ 12,3 mi por atraso na entrega de empreendimento no CE

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A empresa tem o prazo de até 10 dias para realizar o pagamento da multa ou apresentar recurso. Segundo o Decon, os cotistas enfrentam atraso de mais de dois anos na entrega de empreendimentos na unidade hoteleira 

O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), multou, nesta quinta-feira (18/01), a empresa Venture Capital Participações e Investimentos S/A, (VCI), responsável pelo Hard Rock Hotel, por atraso em mais de dois anos na entrega de empreendimentos da unidade hoteleira localizada na praia de Lagoinha, Litoral Oeste do Estado.

Cabe recurso

De acordo com o Decon, após diversas denúncias relatando a demora na entrega e a dificuldade dos consumidores de cancelar o contrato, a empresa foi multada em 2.160.000 (dois milhões, cento e sessenta mil) UFIRCE, que corresponde à quantia total de R$ 12.398.400. A empresa tem o prazo de até 10 dias para realizar o pagamento da multa ou apresentar recurso. Há um mês o desenvolvimento e obras dos projetos da marca hoteleira internacional no Brasil mudou de mãos e foi assumido pela Residence Club. (Clique para ler mais).

Posição da empresa

"Em relação à notificação do Decon, a empresa (Residence Club) diz que acabou de tomar conhecimento e irá avaliar. Os novos controladores, que assumiram o desenvolvimento dos empreendimentos há menos de um mês, informam que já abriram diálogo com a base de clientes e que estão avaliando a situação para solucionar os problemas deixados pela antiga desenvolvedora, a VCI SA."

Legislação 

De acordo com o processo do Decon, a empresa (VCI) vem firmando contratos de aquisição desde 2018, totalizando mais de 10 mil contratos celebrados até agora. Segundo as denúncias, diante do atraso, alguns consumidores, ao tentarem desfazer o contrato, tiveram dificuldade no cancelamento, visto que a opção dada pela empresa era reter os valores pagos e ainda aplicar multa pela distrato. No entanto, o Código de Defesa do Consumidor (art 6º, IV, CDC) prevê que não haja retenção de valores e que seja feita a devolução do que foi antecipado, já que o distrato não se deu por culpa exclusiva do cliente. 

Serviço

O Decon está disponível para receber reclamação ou denúncia de consumidores através do WhatsApp (85) 98685-6748.