Nos dias 24 e 31 de agosto, quase 100 empreendedores e empreendedoras de São Gonçalo do Amarante e Caucaia participaram, na ArcelorMittal unidade Pecém, da solenidade de entrega de suas certificações em Gastronomia e Beleza, após três meses de capacitações.
Ao longo de 126 horas de aulas, os participantes receberam instruções em Gestão básica para pequenos negócios; Marketing Digital; Desenvolvimento Pessoal; Orientação ao Crédito e Técnicas de Vendas. A formação técnica em Beleza abordou maquiagem, manicure, pedicure, designer de barbas e cortes de cabelo masculino.
Na formação técnica em Gastronomia, foram ensinadas as boas práticas para manipulação de alimentos e a produção de bolos, doces e salgados comerciais. Tudo isso dentro do Território Empreendedor, programa desenvolvido pela ArcelorMittal há 10 anos, em parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae-CE).
“Já conseguimos potencializar mais de 500 pequenos negócios formais nos dois municípios desde o início do programa Território Empreendedor. E, ao todo, mais de 3 mil pessoas já passaram pelas qualificações, seja no formato da trilha de capacitações, consultorias, palestras e workshops. São pessoas que saem transformadas e isso é muito gratificante. Elas se abrem a novas oportunidades por meio das capacitações”, explicou Emanuela França, gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal Pecém.
Além da ArcelorMittal e do Sebrae, são parceiros do Território Empreendedor o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Casa do Empreendedor, da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, e do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação, da Prefeitura de Caucaia (Cateq).
Ateliê de transformações
Durante a solenidade de entrega das certificações, a Izadora Duarte, de 41 anos, que mora no centro de Caucaia, contou que começou a empreender há 4 anos, dentro de casa, onde poderia conciliar cuidar dos filhos e trabalhar. Para ela, a qualificação disponibilizada pela ArcelorMittal foi a chave de crescimento para o seu negócio: o Ateliê de doces da Iza. “Porque não é só saber a prática, você tem que saber gerir o negócio. E eu acho que a ArcelorMittal acertou completamente em investir em Caucaia, porque tem muitas pessoas aqui com vontade de empreender, mas que não sabem por onde começar ou que não sabem como gerir", compartilhou.
O articulador do Escritório Regional Metropolitana Fortaleza do Sebrae-Ceará, Pedro Silva, destaca que é preciso muito formar essas pessoas que desejam transformar o sonho em realidade.
“Essa rede de apoio é muito importante para transformar uma habilidade em uma técnica mais refinada e profissional, para abrir mais conexões e possibilitar novos mercados. O olhar da ArcelorMittal é muito importante porque ela percebe as vocações daqueles territórios". Wagner Forte, gerente do Senac, reforça: "a educação profissional fortalece o entorno, a mudança, o crescimento e o desenvolvimento da comunidade local".