Porto Alegre Airport: testes de luzes da pista e contagem regressiva para operação parcial

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As obras de reabilitação do sítio aeroportuário seguem avançando, conforme cronograma. No primeiro momento, a operação inicial com retomada dos voos domésticos será em pista reduzida (1.730m), com uma capacidade de receber até 128 frequências diariamente Foto: Divulgação

Os testes na iluminação da pista de pousos e decolagens do Aeroporto de Porto Alegre iniciaram. Com as ações de reabilitação do terminal e pista pela Fraport Brasil, já começa a contagem regressiva em outubro para a operação parcial a partir do dia 21, conforme previsto.

Neste primeiro momento, conforme o organograma, ainda seguem as obras de reabilitação do aeroporto. A operação inicial com retomada dos voos domésticos será em pista reduzida (1.730m), com uma capacidade de receber até 128 frequências diariamente. 

Trata-se de um momento de fundamental importância para a economia, turismo e população de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Com o apoio do governo federal e revisão de contrato com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), desenha-se a superação dos impactos da enchente. 

Rotas confirmadas

As empresas aéreas Azul, Gol e Latam confirmaram a retomada de seus voos e já estão com as vendas de bilhetes abertas. Até o momento, foi anunciado o retorno das rotas para as cidades de Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Curitiba/PR, Guarulhos/SP, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP. A pista em sua extensão completa deve ficar pronta até 16/12 quanto está prevista também a retomada de voos internacionais.

No dia 16 de dezembro, o Aeroporto Internacional Salgado Filho terá a volta integral de sua operação com a entrada dos voos internacionais, após a reabilitação do sítio aeroportuário.

Em andamento

Ainda ocorrem trabalhos simultâneos de fresagem e recomposição de massa asfáltica. A intervenção na taxilane (via que faz a conexão entre o pátio de aeronaves e as taxiways) e na taxiway M4 (taxiway é o caminho que liga a pista com outras áreas do aeroporto) já está finalizada. A fresagem da PPD (Pista de Pouso e Decolagem) e reparos de placas de concreto também foram concluídas no trecho que entrará em operação em 21/10. O próximo passo é a aplicação de massa asfáltica que já está em andamento nessa mesma área.

Usina de asfalto

No dia 17/8, foi finalizada a instalação da usina de asfalto que atua de forma automatizada, e já está em pleno funcionamento para a produção de asfalto. Ela se soma as duas usinas externas que prestam serviço ao aeroporto para que se tenha mais agilidade no processo. Paralelo aos trabalhos de reabilitação da pavimentação, foi iniciada a limpeza de valas, a recuperação do sistema de balizamento, e a restauração de componentes para viabilizar a reinstalação de sinalização vertical.

Terminal de Passageiros

No Terminal de Passageiros ocorre a recuperação do piso 1 com o desbaste e polimento do granito e a remoção e troca de drywalls. Cada área de check-in possui o seu próprio sistema de BHS (Baggage Handling System), responsável por levar as bagagens dos balcões de atendimento até o pátio.

Na área internacional, o sistema está energizado e passando por testes. Já o sistema da área doméstica, bem como as esteiras de restituição de bagagens foram limpas e lubrificadas. Agora estão sendo remontadas para dar seguimentos aos testes. Outros equipamentos elétricos como elevadores, escadas rolantes e pontes de embarque já foram limpos e estão sendo remontados.

Energia

Nas subestações de energia, que garantem o abastecimento a todo o sítio aeroportuário, a restauração está em pleno andamento. Todos os equipamentos abaixo de 1m foram impactados, como quadros de baixa e média tensão, transformadores, nobreaks e cabeamento. Para atender a operação de processamento de passageiros que ocorre hoje no Terminal, foi necessária a construção de uma nova rede de média tensão que conecta diretamente à rede da concessionária de energia que atende a cidade de Porto Alegre.

“A evolução das obras segue o cronograma conforme o previsto. Nossa equipe Fraport, bem como os fornecedores e parceiros estão trabalhando noite e dia para a pronta recuperação do nosso aeroporto. Já foram mais de 70 contratos firmados, além de uma média de 700 trabalhadores e cerca de 150 veículos/equipamentos envolvidos na obra. Já temos mais de 50% das obras para outubro concluídas”, afirma Cássio Gonçalves, diretor de infraestrutura e manutenção da Fraport Brasil.

 
A obra em números
•    Está em andamento a intervenção em 55.000m² de concreto do pátio de aeronaves de concreto, equivalente a sete campos de futebol.
•    18 prédios do sítio aeroportuário e sete salas técnicas de TI estão em reforma.
•    32.000m² do Terminal de Passageiros estão em obras de recuperação civil.
•    Aproximadamente 300.000m de cabos de TI e 20.000m de cabos elétricos estão sendo substituídos.
•    Sete pontes de embarque estão em fase de manutenção e testes após troca de componentes e nove pontes de embarque novas foram instaladas.
•    10 subestações de energia (de um total de 13) e 20 grupos geradores estão em recuperação.
•    29 cubículos de média tensão serão trocados.
•    19.300t de asfalto, de um total esperado de 80.000t (para a Fase 2), foram aplicados, equivalente a 165 ruas asfaltadas ou 715 carretas.
 
Aquisições
Após avaliação dos fabricantes, foi realizada a compra de:

•    15 transformadores.
•    Nove nobreaks de grande capacidade (20 a 300kVA).
•    Nove painéis de média tensão.
•    Três EDS (scanners para bagagens despachadas), 10 raios-X e 10 pórticos de inspeção.
 
Veículos
•    Três carros contraincêndio já foram recuperados e um está em revisão na concessionária autorizada.
•    Quatro ônibus e dois micro-ônibus necessitaram de pequenos reparos.
•    De uma frota de seis tratores, dois tiveram perda total e estão em processo de compra para reposição.
•    De um total de seis plataformas elevatórias, duas tiveram danos parciais e estão em conserto.
 
Terminal de Passageiros
•    Remoção, descarte e execução de 3.118m² de drywall, equivalente a 58 salas de 20m².
•    Remoção, descarte e instalação de 150 portas.
•    Pintura em 8.750m², equivalente a quatro prédios de 10 andares.
•    Limpeza e aplicação de rejunte em 19.864m² de granito e porcelanato.
•    Lapidação de 10.000m² de granito, mais que um campo de futebol (9.000 m²).
•    Substituição de 445 tomadas de energia.
•    12 elevadores já foram recuperados e 11 elevadores e seis escadas rolantes seguem em reforma.