Serviços prestados às famílias crescem 7,4% no Ceará; turismo está em baixa

beleza
O volume de serviços prestados no Estado do Ceará voltou a recuar no mês de março, exceto o prestado às famílias. O índice de atividades turísticas teve retração de 3,7% em março

O volume de serviços prestados no Estado do Ceará voltou a recuar no mês de março, registrando uma redução de 2,1%, após ter recuado 1,5% em fevereiro. Em sentido oposto, o único resultado positivo ficou com o setor Serviços prestados às famílias (7,4%).

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta terça-feira (14), pelo IBGE. Já no indicador acumulado para o primeiro trimestre de 2024, frente a igual período de 2023, o setor fechou com estabilidade. No acumulado dos últimos 12 meses, houve expansão de 2,3%.

Frente a março de 2023, o volume do setor de serviços apontou retração de 6,8% em março de 2024, após assinalar dois resultados positivos seguidos (janeiro e fevereiro). O recuo deste mês foi acompanhado por quatro das cinco atividades de divulgação.

Entre os setores, o de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-11,9%) exerceu o principal impacto negativo. Os outros recuos foram observados em de Outros serviços (-10,0%), . Serviços profissionais, administrativos e complementares (-7,0%) e Serviços de informação e comunicação (-3,4%).

Turismo em baixa

O índice de atividades turísticas teve retração de 3,7% em março, na comparação com fevereiro, após ter apontado recuo 6,0% em fevereiro. No acumulado do ano, em relação a igual período do ano de 2023, o setor aponta perda de 6,0%.

A PMS traz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação. Há resultados para o Brasil e todas as Unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra.