Série Documental Ceará Francês estreia com Episódio sobre Icó, a "Paris do Sertão"

ico
Vista aérea do município cearense. O lançamento do documentário acontecerá no Teatro da Ribeira, na cidade de Icó, em exibição especial para convidados e autoridades Foto: Divulgação

A Zoom Digital Produções, em parceria com a Qair Brasil e com o apoio da Prefeitura Municipal de Icó, lança nesta sexta, dia 31 de janeiro, o primeiro episódio da série documental Ceará Francês, intitulado "Icó, a Paris do Sertão". Idealizada por Roberto Bomfim e Eduardo Barros Pinheiro, a produção busca resgatar e celebrar a história e influências culturais francesas presentes na região do Ceará.

Cultura

O episódio inicial explora a história de Pierre Théberge, responsável pelo Teatro da Ribeira, um ícone na cidade do Icó e destaca traços culturais franceses preservados no interior cearense. Depoimentos de historiadores, como o professor Afonso, e de membros da comunidade local enriquecem a narrativa. Icó, a "Paris do Sertão" foi dirigida por Roberto Bomfim, e com fotografia de Eduardo Barros Pinheiro, a série é resultado de 10 anos de pesquisa sobre as influências culturais francesas no Estado.

342 anos de história

Com 342 anos de história, a cidade de Icó tem uma forte conexão com a França, tema central deste primeiro episódio. A produção destaca as origens e a riqueza cultural da região, já em preparação para a comemoração dos 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e França, em 2025.

“Me intitulo bairrista por natureza, me sinto honrado por trazer à luz para os cearenses a influência francesa em nossa cultura. O documentarista reconstitui o passado no presente, trazendo reflexões que nos permitem prospectar um futuro com múltiplas verdades, pois não existe verdade absoluta,” afirmou Roberto Bomfim, idealizador e diretor do projeto.

O projeto tem o apoio institucional da Academia Cearense de Letras, Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, Museu Tertuliano de Melo, Instituto Histórico do Ceará, Aliança Francesa e o Governo Francês, através de seu Consulado em Recife. Um dos principais destaques é o apoio estratégico da Qair Brasil, que reafirma seu compromisso com a cultura e a preservação histórica.

Qair Brasil

“A Qair Brasil tem um compromisso sólido com soluções sustentáveis e a valorização das comunidades onde atuamos. Nosso apoio ao documentário reflete esse compromisso, contribuindo para preservar a cultura, a história e impulsionar o desenvolvimento local,” afirmou Gustavo Silva, Diretor de Operações da Qair Brasil.

A série Ceará Francês prevê novos episódios sobre importantes marcos dessa influência. O próximo, com foco em Fortaleza, tem lançamento previsto para abril de 2025.

A Qair Brasil é a subsidiária brasileira do Grupo Qair Internacional, de origem francesa, com operações em 20 países com mais de 30 anos de atuação no mercado de energias renováveis. 

Projetos 

Sua carteira de projetos conta mais de 10 GW em projetos de fontes renováveis, dentre os quais 487,2MW já se encontram em operação comercial e outros 101 MW em construção. O que representará, em pouco mais de três anos, investimentos na ordem de R $2,8 bilhões. Atualmente, a Qair Brasil está trabalhando em fase de pré-implantação de mais de 420MW de fonte solar.