O Espro (Ensino Social Profissionalizante), em parceria com o Serpro (Empresa Nacional de Inteligência em Governo Digital e Tecnologia da Informação), está com inscrições abertas para um curso de capacitação profissional com foco em Robótica, voltado exclusivamente para jovens e adolescentes trans, travestis e não binários, de 14 a 22 anos.
Vagas
Com 20 vagas e início no dia 2 de abril, o curso é gratuito. As inscrições podem ser feitas por meio deste link, utilizando o código de campanha “Robótica”. No total, o programa tem 236 horas de capacitação, distribuídas em 59 encontros presenciais realizados no período da manhã, no Instituto Mix de Profissões, região central de Fortaleza.
Mundo do Trabalho
Com trilha de conteúdos do programa de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) do Espro, o curso combina o desenvolvimento de habilidades essenciais para o mundo do trabalho com aprendizado prático em Robótica e Programação. Durante as atividades, os participantes terão contato com conceitos de Programação e Arduino, aplicando os conhecimentos adquiridos na criação de protótipos e projetos de automação. Os participantes têm acesso a auxílio-lanche, auxílio-transporte, kit escolar, uniforme e mochila.
Para a conclusão do curso, a turma desenvolverá uma maquete de cidade automatizada, consolidando os aprendizados. Além disso, ao fim do treinamento, os jovens têm seus currículos cadastrados no banco de talentos do Espro. Desse modo, ficam aptos a participar de processos seletivos para programas de aprendizagem profissional (Jovem Aprendiz) ou de Estágio, em Tecnologia e nas mais diversas áreas da Economia.
Impacto
O curso de capacitação em Robótica do Espro já foi realizado em cidades dos estados de São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em Fortaleza, a iniciativa chega por meio do Programa Agora 3T, do Serpro. Lançado em 2023, o projeto apoia projetos de capacitação voltados para a população trans, com o objetivo de ampliar o acesso a oportunidades de qualificação e inserção no mercado de trabalho.
Para quem precisa
“No Serpro, por meio do programa Agora, implementamos ações afirmativas, oferecendo mais a quem mais precisa. Nosso objetivo é gerar um impacto real na sociedade, transformando vidas e criando oportunidades para comunidades marginalizadas, por meio da inclusão sociodigital. Como agentes públicos, nossa responsabilidade com o país é ainda maior. Trabalhamos para a sociedade, em prol da sociedade, mas também temos que devolver a essa mesma sociedade, de forma muito direta e palpável aqueles investimentos que existem nas estatais brasileiras”, afirma Loyanne Salles, superintendente de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Social da estatal, área responsável pelo Programa de Investimento Social.
Acolhimento
O acolhimento da população trans é uma das premissas mais importantes para a execução do projeto. Assim, o Espro adota procedimentos específicos junto à sua equipe de Assistentes Sociais, responsáveis pelo primeiro contato com os jovens interessados. Além disso, o sistema de cadastro permite o uso do nome social, independentemente da retificação dos documentos, garantindo que os participantes sejam incluídos e respeitados em sua identidade.
Segundo dados do setor de inteligência de mercado do Espro, jovens LGBTQIAPN+ que participam dos programas de Formação para o Mundo do Trabalho registram um aumento de mais de 20% em competências como comunicação, autoconhecimento e aprimoramento profissional. Além disso, 83% dos participantes relatam que a experiência os ajudou a desenvolver responsabilidade e habilidades fundamentais para o início de uma carreira.
Serviço
Curso gratuito de capacitação profissional para jovens e adolescentes em Fortaleza
Data: de 02/04/2025 a 02/07/2025.
Horário: das 08h às 12h.
Local: Instituto Mix de Profissões (R. Floriano Peixoto, 1040 - Centro, Fortaleza - CE, 60025-130.
Inscrições: gratuitas e limitadas, por meio do link, utilizando o código de campanha “ROBÓTICA”.