Conselho aprova termelétrica Portocem de R$ 5 bi na ZPE CE

zpe
A empresa Portocem foi autorizada a ocupar 0,5% da área da ZPE de Pecém para construir uma termelétrica a gás. A usina vai integrar o Sistema Interligado Nacional (SIN)

O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) aprovou nesta quarta-feira (19) quatro projetos de plantas industriais na ZPE de Parnaíba (PI) e a instalação de uma termelétrica no polígono da ZPE de Pecém (CE), além da criação da primeira ZPE privada do Brasil, em Aracruz, no Espírito Santo. A reunião do Conselho, primeira após sua reestruturação no atual governo, foi presidida pelo presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Investimento

No Ceará, a empresa Portocem foi autorizada a ocupar 0,5% da área da ZPE de Pecém para construir uma termelétrica a gás. A usina vai integrar o Sistema Interligado Nacional (SIN) de energia e ficará fora do regime especial de benefícios fiscais da área de livre comércio. 

A instalação da usina demandará investimentos de R$ 5 bilhões. Como as demais termelétricas do país, esta será acionada apenas em situações em que as hidrelétricas não conseguem suprir a demanda nacional por energia, como em momentos de crises hídricas. Os excedentes de produção – tanto em energia como em gás – poderão ser usados pelas indústrias instaladas na ZPE. 

Atualmente, a ZPE de Pecém abriga uma indústria siderúrgica que responde por 56% de todas as exportações do Ceará. Nos próximos meses, deve contar também com uma refinaria de petróleo já autorizada a funcionar no local.