O Programa Voa Brasil, que oferece aos aposentados do INSS passagens aéreas por até R$ 200, atingiu em janeiro o melhor resultado mensal desde que foi criado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, em julho de 2024. O número de janeiro, com a comercialização de 5.308 bilhetes, foi 15% maior que o recorde anterior, registrado em agosto, após o lançamento do programa.
O balanço de seis meses aponta para 28.500 reservas, o suficiente para preencher 220 aeronaves lotadas de aposentados. No total, os aposentados partiram ou chegaram em 77 cidades distintas. Fortaleza está entre os destinos mais buscados.
Destinos
As maiores buscas são concentradas nas regiões Sudeste (44%) e Nordeste (40,5%), mas há cidades de todas as regiões entre os 20 primeiros lugares: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Brasília, Salvador, João Pessoa/Bayeux, Maceió/Rio Largo, Natal, Belo Horizonte/Confins, São Luís, Aracaju, Campinas, Porto Seguro, Juazeiro do Norte, Porto Alegre, Belém e Vitória.
“Isto significa que o programa está atingindo seu objetivo, não só de incluir novas pessoas no transporte aéreo – já que não viajavam há pelo menos 12 meses – mas também de estimular a aviação regional. São em sua maioria pequenas e médias localidades envolvidas”, disse o ministro Sílvio Costa filho, de Portos e Aeroportos, lembrando que o Voa Brasil não utiliza recursos públicos e conta com a parceria das companhias aéreas que disponibilizam assentos ociosos.
Quais são os 20 destinos mais visitados:
São Paulo (SP)
Rio de Janeiro (RJ)
Recife (PE)
Fortaleza (CE)
Brasília (DF)
Salvador (BA)
João Pessoa (PB)
Bayeux (PB)
Maceió (AL)
Rio Largo (AL)
Natal (RN)
Belo Horizonte/Confins (MG)
São Luís (MA)
Aracaju (SE)
Campinas (SP)
Porto Seguro (BA)
Juazeiro do Norte (CE)
Porto Alegre (RS)
Belém (PA)
Vitória (ES)