Pelo segundo mês seguido, o Ceará foi o estado das regiões Norte e Nordeste que mais atraiu turistas internacionais em maio. Conforme dados da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), o Aeroporto Internacional de Fortaleza movimentou 32.409 passageiros, superando Salvador (24.958) e Recife (21.215).
Em cinco meses
De janeiro a maio, o crescimento no fluxo internacional é de 60,34%, se comparado com o mesmo período do ano anterior. Enquanto passaram 99.270 passageiros em 2023, neste ano o número já é de 159.167.
Investimento
A secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, atribui o resultado aos investimentos do Governo do Ceará. De acordo com ela, o Estado tem promovido capacitações de agentes internacionais que comercializam o destino, participado de feiras e eventos.
“Esse resultado mostra a força do nosso estado no turismo internacional. Os investimentos assertivos, liderados pelo nosso governador Elmano de Freitas, têm apresentado efeitos positivos”, frisa.
Expectativa de crescimento
Nos próximos meses, a expectativa é que o estado siga em crescimento com relação ao turismo internacional. Isso porque irá estrear o novo voo para Orlando, próxima quinta-feira (27), e em outubro a Air France vai adicionar mais duas frequências para Paris, totalizando cinco.
“Vale ressaltar que o estado, desde o início do ano, vem conquistando importantes incrementos, como na TAP, que passamos de sete para nove voos semanais, e Miami, que de quatro passamos para cinco frequências. É uma determinação do governador Elmano a internacionalização do turismo cearense e, para isso, temos conversado e mantido diálogo com as companhias buscando esse objetivo, assim como na malha aérea doméstica”, destaca Yrwana.
Promoção internacional
As ações que a secretária Yrwana atribuiu ao resultado foram as de promoção turística que o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), executou de janeiro a maio. Neste período, o estado participou de 10 feiras internacionais, realizadas em países como Holanda, Espanha, Itália, Colômbia, Portugal, Alemanha e França. Além disso, a Pasta participou de roadshows, que são rodadas de capacitações dos agentes de viagem internacionais, em Buenos Aires, Mendoza, Córdoba, Rosário, Montevidéu, Assunção, Barcelona, Valência, Madrid e Orlando.