A empresa pernambucana Kroma Energia realizou a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Complexo Fotovoltaico Arapuá, o maior parque desenvolvido pela empresa até o presente momento, localizado em Jaguaruana, no Vale do Jaguaribe, interior do Ceará. Com um investimento previsto de R$ 800 milhões, o projeto deve gerar entre 800 e 1.000 empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia da região.
O complexo
Com previsão de início da operação comercial no primeiro trimestre de 2026, o Complexo Fotovoltaico Arapuá terá capacidade instalada de 250 MWp e produção anual estimada de 537 GWh, o suficiente para, anualmente, abastecer mais de 290 mil residências. O parque contará com 391.680 módulos fotovoltaicos distribuídos em uma área de placas de 460 hectares, o equivalente a 644 campos de futebol.
O projeto também conta com a parceria da Goener, empresa fundada em abril de 2020, especializada no desenvolvimento de soluções em geração de energias renováveis e adequadas de energia
Nova fase
O CEO da Kroma, Rodrigo Mello, destacou que o Complexo é um projeto que está sendo trabalhado há mais de 5 anos e que agora entra em uma nova fase. “A cidade de Jaguaruana irá se desenvolver cada vez mais, gerando mais emprego e renda para a região. Este projeto reunirá o que há de melhor e mais moderno no setor”, explicou, na sexta-feira (7). no local da obra.
O diretor da WEG, Harry Schmelzer Neto, ressaltou que é uma honra participar do projeto, que cumpre com seu papel social, além do fomento à transição energética. “A iniciativa engloba diversos fatores que nos enchem de orgulho. Aqui está o nosso melhor time, melhores equipamentos, para fazermos desse projeto uma referência”, frisou.
Presentes
A mesa solene foi composta pela superintendente do Banco do Nordeste (BNB), Eliane Brasil; a superintendente executiva Bradesco Large Corporate, Sarah Camarotti; o deputado federal José Nobre Guimarães; o deputado estadual De Assis Diniz; o consultor de energia da Fiec, Jurandir Picanço; o prefeito de Jaguaruana, José Elias de Oliveira, e o vice-prefeito, Naldo Quirino; o CEO da Kroma Energia, Rodrigo Mello; e o diretor de Negócios Solar, Bess & Building da WEG,, Harry Schmelzer Neto.
Eliane Brasil, superintendente do BNB, explicou que o banco entra com 80% dos recursos para o Complexo.. “O banco, sim, é o banco da energia limpa e a gente quer estar dentro de projetos como esse. Ele vai mudar o mercado do Brasil, não tenho dúvidas”, finalizou.
Também prestigiaram o evento o diretor bancário corporativo do Itaú, Luciano Melo; o gerente regional do Itaú, Cleyton Leite; o diretor de operações da Afaplan, Flávio Barreiro; o presidente do Lide Pernambuco, Drayton Nejaim; o sócio-administrativo da Durametal, Felipe Soares Gurgel; e os diretores da Goener, Luiz Veríssimo, Antônio Mendes, Geraldo Rola e Arthur Correia.
A programação incluiu a execução do Hino Nacional e do estado do Ceará, a exibição de um vídeo institucional sobre o projeto e discursos das autoridades. Além disso, houve o descerramento da pedra fundamental e a bênção do empreendimento, realizada pelo padre Alessandro, da Diocese de Limoeiro do Norte, Paróquia de Jaguaruana e o bispo Dom Josivaldo.
Visita ao governador
Na quinta-feira (6/2), Rodrigo Mello esteve reunido com o governador do Ceará, Elmano de Freitas, no Palácio da Abolição. Durante o encontro, o CEO apresentou vídeo explicativo sobre o Complexo Fotovoltaico Arapuá, mapa da área do empreendimento, além de explicar incentivos e o desenvolvimento que um obra como essa trará para a região de Jaguaruana.