Popular entre os brasileiros, o açaí é uma das opções mais comuns para quem busca energético, seja no pré-treino, no lanche ou como sobremesa. O movimento pode ser comprovado pelo crescimento no consumo nos últimos anos, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), o açaí representa 55,4% da comercialização da indústria. Já o IBGE aponta que a produção da fruta cresceu 70% nos últimos cinco anos.
Com mais de 40 unidades, entre lojas próprias e franquias, e três centros de distribuição que atendem lojas em todo o Brasil, a marca cearense Ki Açaí Nordeste começou com a venda de açaí em um carrinho no bairro Maraponga, em Fortaleza, e cresceu a partir de uma receita exclusiva idealizada pela família Montenegro, que lidera o negócio até hoje.
Nutrição
Entre os motivos que tornam o fruto uma opção procurada estão os nutrientes que ele traz, contendo ácidos graxos ômega 3, 6 e 9, fibras, antioxidantes e vitaminas, como E e do complexo B.
“O açaí é um super antioxidante, mas também tem um teor de gordura um pouco mais aumentado, porém, é uma gordura anti-inflamatória, que é um dos benefícios desse fruto. Quando a gente avalia essa composição do açaí, ele encaixa muito bem para lanche, dentro de um contexto de uma refeição no café da manhã, ou bebidas à base de açaí para acompanhar como se fosse um suco também”, explica a nutricionista Andressa Fontes.
A profissional indica também que no caso de utilizar o açaí em uma refeição, como almoço e jantar, é importante colocá-lo com uma fonte proteica, como um omelete. Além disso, a qualidade do açaí faz a diferença ao inseri-lo na rotina como uma opção saudável.
“Quando a gente fala no teor de gordura, todo mundo pensa que o açaí é altamente calórico. Mas, na verdade, quando a gente compra, por exemplo, uma polpa ou um produto, o fruto está ali diluído. Então, esse teor calórico não é elevado”, sinaliza.
Dessa forma, a escolha do açaí também influencia na qualidade nutricional da refeição. Marcas que prezam por um produto mais puro, sem adição excessiva de açúcares e conservantes, se destacam no mercado como opções mais equilibradas para quem busca uma alimentação saudável.
Equilíbrio
“Sempre priorizamos a nossa receita, preservando o sabor autêntico e os benefícios do açaí. Trazemos opções também para quem quer incrementar um pouco mais na hora do consumo, como, por exemplo, o creme de ninho fit, que também é bem procurado pelo nosso público. Desde as opções com baixo teor calórico até a variedade de frutas, buscamos proporcionar uma opção equilibrada para quem deseja incluir o açaí na rotina de forma saudável, sem abrir mão do prazer de consumir um produto natural”, compartilha Victor Montenegro, sócio-fundador do Grupo Ki Açaí Nordeste.