Whatsapp, Instagram são os apps mais populares; Spotify lidera em streaming de música

apps
Questionados sobre qual o app que o brasileiro abre mais vezes ao longo do dia o Whatsapp liderou com 51%, seguido do instagram com 22%, seguidos com distância pelos demais​​​​​​ Foto: Freepik

Os aplicativos se tornaram extensão das nossas atividades na rotina diária e alguns deles são eleitos indispensáveis pela sua utilidade como ferramentas para comunicação, diversão, informação, uso financeiro ou tantos outros.

Na telinha

Um ranking dos apps mais populares na homescreen dos brasileiros foi publicado pela Opinion Box e o site Mobile Time, que mapearam o "Uso de Apps no Brasil".

mais
Retrato do mercado de apps realizado pela Opinion Box e Mobile Time

Mais utilizados

Lideram o Whatsapp, seguido do Instagram, Facebook, Nubank, YouTube, Uber, Caixa, Spotify, Telegram, Banco do Brasil e Gmail, nesta ordem. Respondendo ao questionamento "Se você só pudesse instalar em seu smartphone um único aplicativo, qual seria?", em primeiro lugar aparece o Whatsapp para 46%, seguido do Instagram (15%) e YouTube (6%).

A pesquisa independente foi aplicada online entre 13 e 22 de março de 2024 junto a 2.033 brasileiros com 16 anos ou mais que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica. A margem de erro foi de 2,2 pontos percentuais. O grau de confiança de 95%.

Aberto mais vezes

Questionados sobre qual o app que o brasileiro abre mais vezes ao longo do dia o Whatsapp liderou com 51%, seguido do instagram com 22%, seguidos com distância pelos demais.

Mais tempo de tela

Quando a pergunta foi em qual app o brasileiro passa mais tempo ao longo do dia, desta vez a liderança ficou com o Instagram (36%), seguido pelo Whatsapp (29%) e, em terceiro lugar, veio o YouTube (8%).

Gratuidade no uso

Sobre a maneira preferida para acessar um app, 59% optam pelos aplicativos grátis, sem publicidade, embora com recursos limitados. Outros 25% também preferem apps grátis, com publicidade e mesmo sabendo que os seus dados podem ser comercializados a terceiros. Por outro lado, 16% optam por apps pagos, sem publicidade e com a garantia de que seus dados pessoais não serão comercializados com terceiros.

Compras em apps

A pesquisa também revelou que 52% realizaram compras de produtos ou serviços digitais dentro de um aplicativo no seu smartphone, isso sem considerar compras de mercadorias físicas não digitais, delivery de comida ou uber. O universo pesquisados foi de 1.995 brasileiroscom smaartphone que já baixaram um app.

Streaming de música

Considerando o ranking dos serviços pagos de música foi questionado qual o app de streaming mais usado no smartphone, a base de usuários foi de 1.318 brasileiros. Em primeiro lugar aparece o Spotify (60%), seguido do Deezer (10%), Amazon Music (5%), YouTube (6%), YouTube Music (5%) e Outros ficam com uma fatia de 14%.