A ArgoTech, empresa referência em inovação tecnológica, anunciou na Fiec o lançamento de um projeto pioneiro para o desenvolvimento e validação de um Sistema de Gestão de Energias Renováveis para Produção de Hidrogênio Verde. A iniciativa foi contemplada pelo edital da FINEP Inova e conta com a colaboração do Laboratório de Materiais e Eficiência Energética (LAMEFF) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do SENAI Ceará.
Energias renováveis
A apresentação de lançamento contou com a presença de especialistas do setor e teve como destaque a palestra prof. Dr. Enio Pontes, intitulado "O Futuro das Energias Renováveis – Gestão Integrada do Hidrogênio Verde na Construção do Futuro Sustentável".
Durante a apresentação, o professor abordou os desafios e perspectivas da gestão integrada da gestão verde, destacando a sua importância na transição para um sistema energético sustentável e de baixo carbono. Além disso, enfatizou o papel das parcerias entre inovação tecnológica e setor acadêmico-industrial na promoção de soluções eficientes para energias renováveis.
Otimização
Outro ponto alto do evento foi a apresentação de um estudo sobre membranas de quitosana. Essa tecnologia tem o potencial de otimização da separação de gases gerados durante a eletrólise, um dos principais desafios da produção de hidrogênio verde, contribuindo para a eficiência do processo.