Um estudo feito a partir de uma base composta por 186,4 milhões de CPFs, identificou que 47% deles têm tendência a viajar (mais de 87,4 milhões de brasileiros), dos quais 38,1% são da “Classe C”.
Resgate de milhas
Ainda de acordo com o levantamento, do total de 87,4 milhões de brasileiros que tendem a viajar, 79,4% não costumam resgatar milhas, as pontuações que podem ser acumuladas a partir do uso frequente do cartão de crédito e, posteriormente, trocadas por passagens aéreas, reservas em hotéis, aluguel de carros e até mesmo produtos diversos.
Outro dado do estudo indica que 58,5% dessa população que não costuma resgatar milhas também não têm afinidade com cartão de crédito, o que pode explicar o impacto sobre o uso ou conhecimento da “recompensa”.
Renda média é de R$ 2,5 mil
Do total de brasileiros que tendem a viajar classificados pelo estudo, considerando a base da pesquisa, revelou-se que 54,3% recebem mensalmente até R$ 2,5 mil, o que se assemelha ao restante da população brasileira.
O levantamento indicou, ainda, que 19,4% dos brasileiros que tendem a viajar têm mais de 65 anos e apenas 6,0% com 18 a 23.
Mercado potencial
“O acesso a essas informações de perfis específicos, que podem ser o público-alvo de muitos negócios e empresas, é crucial para que o setor compreenda quais conteúdos e promoções são atrativos. Dispor de ferramentas precisas que aprimorem o direcionamento de campanhas de vendas e marketing para as pessoas certas é uma vantagem competitiva, pois aumentam o potencial de atingir os consumidores mais relevantes: aqueles com maior probabilidade de conversão”, explica a Diretora de Marketing Services da Serasa Experian, Isabela Torres.
Pontuação
O Score de Crédito é a pontuação que indica se uma pessoa ou empresa paga suas contas em dia. Considerando os brasileiros que tendem a viajar da base do estudo, 48,9% se concentram na faixa de 251 a 500 pontos, considerado regular. O percentual está alinhado ao patamar do Brasil, em que a porcentagem é de 48,1%.
O levantamento foi realizado pela Serasa Experian, datatech líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude, a partir de soluções de marketing especializadas em estudo e segmentação de audiências.