"O Nordeste, se fosse um país, seria o terceiro do mundo em consumo de perfumaria". A comparação, feita pelo vice-presidente de Negócios da Natura & Avon, Agenor Leitão, mostra o quão expressivo é o mercado nordestino para o segmento.
Representaatividade
Diante da representatividade do Nordeste, a Avon escolheu Salvador para relançar sua marca de perfumes Far Away, dando o start também em um novo momento de sua perfumaria no Brasil.
De acordo com Juliana Barros, diretora de Marketing da Avon Brasil, oito de cada dez lares nordestinos adquirem perfumes. Desta forma, uma fatia de cerca de 43% em valor do mercado de perfumaria comprados no País se concentram no Nordeste, ilustra.
Movimentando uma cifra de cerca de R$ 16 bilhões ao ano, o Brasil tem o segundo maior mercado de perfumaria do mundo, sendo o Nordeste, o responsável por levar o País a essa posição. A Avon é o 3º player no ranking do segmento.
Novo momento
Marcando o novo momento com Far Away, Salvador recebeu uma programação de atividades e imersões para convidados de todo o País. No encontro, além de Agenor Leão, outros executivos estavam presentes, como Juliana Barros, diretora de Marketing, e Val Conceição, head da perfumaria da Avon Brasil, que falaram sobre os movimentos do segmento e do padrão de qualidade da marca para democratizar o acesso às tendências internacionais de perfumaria em seu portfólio.
Liderança mundial
Atualmente, Far Away é a marca de perfumaria mais vendida da Avon no mundo, com fragrâncias marcantes e de longa duração. Com o relançamento, o visual dos perfumes traz modelos com ares mais contemporâneos, refletindo a elegância e sofisticação das fragrâncias, incluindo a qualidade na composição de cada produto. A coleção mantém ingredientes da perfumaria fina internacional, como a baunilha de Madagascar e flores de Jasmim, combinando aromas adocicados com nuances florais.
Vendas e diferenciais
Para o segundo semestre e fim de ano, conforme Agenor Leitão, as duas marcas (Natura e Avon) são muito importantes no ato de presentear. "A Avon tem capacidade de desenvolver uma perfumaria de muita qualidade, muito aderente a esse público e com um preço posicionado de forma inclusiva e democrática", ressalta.
Ele acrescenta que Far Away foi reformulado e vem com característica muito contemporânea, com suporte de investimento em mídia, canal promocional e força vendas treinada e capacitada. Lembra que, desde a fusão com a Natura, 1,8 milhão de pessoas, a maioria consultores, representam as duas marcas no País.
Portanto, a fórmula de sucesso e crescimento, aponta o executivo, inclui "uma composição que une produto forte, renovado com carcterísticas de mercado importantes e, de uma forma democrática, conseguem fazer uma perfumaria internacional de qualidade a preços acessíveis, suportado por ferramentas de marketing".
Tríade
Complementanto, para Val da Conceição, “essa é a tríade perfeita da perfumaria Avon, combinar tecnologia, qualidade e colaboração com perfumistas internacionais, além da nossa atuação global, que é o que facilita com que a gente consiga democratizar esse acesso do público a produtos de alta qualidade”, destaca.
Expansão no varejo físico
Recém-chegada ao varejo físico, com uma iniciativa piloto em São Paulo em conjunto com a Soneda, a Avon tem uma perspectiva de expansão para esse outro canal de vendas.
De acordo com Agenor Leitão, este formato de varejo "tem uma adesão, gera experimentação, tem bastante tráfego, com resultados animadores, do conhecimento de marca e na experimentação no ponto de venda. Não temos ainda a data de expansão, mas a perspectiva tudo sinaliza que irão expandir e buscar parceiros no Norte e Nordeste", conclui.