Grandes astros impulsionam viagens de fãs para vê-los ampliando a movimentação nos aeroportos e cidades. É o caso do Rio de Janeiro que já aguarda muitos turistas por mais um grande evento musical.
A Decolar revela que o show de Lady Gaga, anunciado para 3 de maio deste ano, na Praia de Copacabana, já movimenta o setor de viagens.
Pelo levantamento da empresa, a busca por passagens aéreas para o Rio de Janeiro cresceu cerca de 60% depois de 14 de janeiro, quando foi anunciada a data de apresentação da cantora.
Impacto
“O impacto de um evento como o show de Lady Gaga vai além do cenário musical, movimentando todo o ecossistema de viagens e impulsionando a economia local”, diz Richard Santos, gerente de Produtos Aéreos da Decolar.
“O crescimento nas buscas pelo Rio deixa evidente o papel estratégico das capitais emissoras – como São Paulo, Salvador, Curitiba, Belém e Goiânia – nesse fluxo turístico." Segundo ele, a expectativa é que haja também um impacto significativo nas reservas de hospedagem e na contratação de experiências e passeios turísticos na cidade.
O estudo considerou as buscas realizadas no site e aplicativo da Decolar durante os dias 11 e 12 de janeiro de 2025, comparando com 14 de janeiro, dia do anúncio da data do show da artista. Para quem quer garantir a viagem, a Decolar tem diversas ofertas em suas plataformas.
A Decolar é a empresa líder em tecnologia de viagens na América Latina. Há 25 anos revoluciona a indústria do turismo por meio da tecnologia e, com seu contínuo compromisso com o desenvolvimento do setor, forma uma empresa consolidada, que integra BestDay, HotelDO, Viajes Falabella, Koin, ViajaNet e Stays.Net, tornando-se uma das empresas mais relevantes do setor, capaz de oferecer uma experiência personalizada a mais de 30 milhões de clientes.
A companhia atua em 19 países, acompanhando os latino-americanos desde o momento em que sonham em viajar até quando estão compartilhando suas recordações. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas e transformar a experiência de compra, a empresa desenvolveu formas alternativas de pagamento e financiamento, democratizando o acesso ao consumo e aproximando os latino-americanos de sua próxima experiência de viagem.
Hotéis
A rede hoteleira da cidade do Rio de Janeiro divulgou dia 23 de janeiro a primeira prévia de 2025 da ocupação dos hotéis do Rio com o show marcado para o dia 6 de fevereiro da cantora norte-americana Christina Aguilera e do carnaval carioca, que este ano acontecerá, entre os dias 1º e 5 de março. De acordo com a pesquisa realizada pelo HoteisRIO, as médias de ocupação hoteleira estão em 57,13% e 68,41%, respectivamente.
A procura por hospedagens pela presença da artista norte-americana, que se apresentará no Farmasi Arena, na Barra da Tijuca, está em alta. Entre as regiões mais procuradas estão os hotéis das regiões do Leme/Copacabana, com 78,70%, Ipanema/Leblon (59,24%), Barra/Recreio/São Conrado (55,97%), Flamengo/Botafogo (49,99%) e Centro, com 29,63%.
A prévia da rede hoteleira para o carnaval 2025 registra no Leme e Copacabana, na zona sul do Rio índice de 83,74%, seguida pelo centro da cidade, com 79,22%, Flamengo/Botafogo, com 74,20%, Ipanema/Leblon (65,73%) e Barra/Recreio/São Conrado (55,02%).
O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, disse que o ano de 2025 começou bem, com shows e a expectativa de bons resultados no carnaval. “O fato de o carnaval acontecer em março faz com que turistas nacionais tenham tempo de se organizar financeiramente e abre a possibilidade de que quem veio participar da festa da virada queira voltar”.
Segundo Lopes, o Réveillon funciona como um cartão de boas-vindas para que os visitantes conheçam melhor a cidade e se interessem em participar de outra grande festa. “O carnaval em março estica a alta temporada no Rio, com uma procura maior da rede hoteleira, aquecida com o verão carioca”, avaliou.