A Black Friday é uma tradição norte-americana que leva milhares de pessoas às compras, na última sexta-feira do mês de novembro, com a vantagem de os consumidores encontrarem grandes descontos em lojas e sites. O evento ganhou força no Brasil a partir de 2010, tornando-se uma das principais referências do setor de varejo no país.
Demanda elevada
Em sua 14ª edição, de acordo com uma projeção realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a semana de ofertas deve começar na quinta-feira (28) e ser finalizada na Cyber Monday (02/12), atingindo uma expectativa do número de pedidos de 10,7 milhões, com um faturamento esperado durante o período de R$ 11,63 bilhões.
Intenção de compra
Segundo dados da Pesquisa de Intenção de Compras para a Black Friday 2024, da LWSA em parceria com as empresas Bling, Tray, Melhor Envio e Opinion Box, os compradores consideram os canais digitais como a principal fonte de consulta das ofertas e 96% deles afirmam que planejam comprar online, evidenciando um aumento da intenção em relação ao ano anterior, que era de 87%.
Assim, tendências como personalização, agilidade na entrega, gestão de pedidos e previsibilidade de estoque podem aprimorar e valorizar a experiência do cliente durante a jornada de compra, visando a venda com possível fidelização, recomendação da marca e satisfação com o produto.
Personalização
A personalização tem sido bastante considerada quando o assunto é vender mais e atrair o cliente que está imerso em um mercado competitivo e repleto de variedades. O treinamento da equipe, com vendedores capacitados e preparados para entender o que o consumidor procura, quais condições a loja oferece e a oportunidade de criar um relacionamento, são diferenciais que vão além da integração de tecnologias.
Um estudo da International Data Corporation (IDC), revelou que 66% das empresas da América Latina já aderiram às tecnologias com o objetivo de garantir um bom relacionamento B2B em escala, mas a possibilidade de personalizar pode destacar um negócio dos demais.
Abastecimento
A pesquisa apontou ainda que os problemas de abastecimento de pedidos apareceram como uma das principais dores do varejo, trazendo outra questão decisiva durante as vendas no período de Black Friday - a garantia de uma entrega rápida e eficaz. A agilidade pode evitar possíveis frustrações e fricções durante a jornada do cliente. Com isso, o comprometimento para entrega surge aliando outras tendências como gerenciamento das demandas e previsibilidade de estoque a partir do número de pedidos feitos.
A omnicanalidade tem sido considerada uma estratégia relevante para os varejistas a fim de maximizar as vendas, atingindo o maior número de compradores. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) recomenda que sejam estudadas e aplicadas estratégias de marketing digital em diferentes canais, como campanhas pagas e anúncios em redes sociais, sites, marketplaces e até mensagem via WhatsApp, aplicativo presente em 83% das jornadas de compra dos brasileiros.
Nesse contexto, o WhatsApp transformou-se em um meio de comunicação presente no dia a dia da maioria dos clientes e por isso, é essencial para as empresas. A plataforma inteligente de vendas no varejo da Yalo, por exemplo, vem ajudando indústrias e grandes marcas a automatizar tarefas, como o atendimento inicial e a promoção de vendas por meio de inteligência artificial, algo que tem melhorado bastante a jornada do cliente e permitido que as equipes de assistentes virtuais se concentrem em atividades mais estratégicas, como engajamento e fidelização.
Pensando ainda em inovação para este período de promoções, a Jitterbit lançou a primeira solução low-code de inteligência artificial do mercado. A combinação oferece diversas vantagens para o e-commerce durante a Black Friday, como a automação de processos para aumento de tráfego, tanto nas plataformas de vendas, como nos canais de atendimento. Vale ressaltar ainda que soluções como esta, de machine learning, permitem treinamento com o objetivo de identificar padrões de consumo e realizar ajustes nos preços ou promoções, assegurando que as margens de lucro sejam mantidas enquanto os consumidores buscam as melhores oportunidades de compra.
Planejamento
Embora o período gere grande expectativa para consumidores e varejistas brasileiros, é fundamental agir de maneira estratégica para garantir boas vendas, sem perder de vista outra data que se aproxima rapidamente e também movimenta bastante o setor no fim de ano, o Natal.
Para a RPE - Retail Payment Ecosystem, empresa especializada em soluções de meios de pagamento, vale buscar um equilíbrio ao planejar as promoções para a Black Friday e o Natal, a fim de maximizar as oportunidades de vendas em ambas as datas, sem prejudicar o desempenho em nenhuma delas.
Aquecendo o mercado
Ao longo do mês de novembro, os comerciantes aproveitam para diluir promoções e ativar os clientes para realizarem compras de forma regular, até que a Black Friday se inicie para aquecer ainda mais o mercado, além de prospectarem novos compradores em potencial.
Nesta época do ano, existem tendências significativas a serem adotadas pelos empreendedores que podem não só aumentar as vendas do negócio, seja de pequeno ou grande porte, como alertar os consumidores para que avaliem as campanhas e evitem golpes ou fraudes ao tomarem uma decisão de compra.