Primeira etapa de requalificação da Praia de Iracema é entregue; obra de R$ 26 mi

iracema2
Nesta fase, serão entregues as intervenções compreendidas entre a Avenida Rui Barbosa e o Largo do Mincharia. Dentre outros atrativos e melhorias que irão proporcionar uma nova experiência para quem frequenta ou mora pela região Foto: Divulgação

Em período de alta estação turítica, a Prefeitura de Fortaleza entrega, nesta sexta-feira (05/07), às 17h, a primeira etapa da requalificação da Nova Praia de Iracema. Nesta fase, foram concluídas as intervenções compreendidas entre a Avenida Rui Barbosa e o Largo do Mincharia.

Investimento

O investimento foi de R$ 26 milhões, aproximadamente. A segunda etapa das obras, que seguem em andamento na região, deve ser entregue até dezembro deste ano. Os recursos são oriundos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). As intervenções, que devem ser concluídas no segundo semestre de 2024, vão permitir a integração de todo o espaço com o novo calçadão da Beira-Mar.

Calçadão mais amplo

Executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), as obras incluem novo sistema de drenagem e pavimentação em intertravado da Avenida Historiador Raimundo Girão, ampliação do calçadão, paisagismo, itens de acessibilidade, ciclovia, mobiliários urbanos, dentre outras intervenções realizadas na região.

Os serviços a serem realizados incluem a demolição do antigo pavimento e a colocação do novo piso em concreto, além da execução da nova ciclovia junto ao passeio.

Sobre a obra

As obras de requalificação e urbanização da Praia de Iracema abrangem toda a orla, desde a Av. Rui Barbosa até o Poço da Draga, nas proximidades da antiga Ponte Metálica. O projeto prevê a criação de novos passeios no calçadão da Praia de Iracema, com a criação de minipraças, caramanchões, Areninha, ciclovia, nova iluminação em LED, banheiros públicos, 50 novas vagas de estacionamento e paisagismo em toda a sua extensão, tornando o clima mais ameno e proporcionando mais sombreamento na região.

Mirante

O projeto prevê, ainda, a urbanização do espigão do Poço da Draga, com a construção de um mirante contemplativo para apreciar o pôr-do-sol, além de uma plataforma para saltos ao mar, atividade que já virou tradição na região.