O ambiente corporativo, cheio de desafios e muitos prazos para serem cumpridos, já pode contar com uma grande aliada capaz de despertar a criatividade, a organização e a liderança. A arte de cozinhar em grupo vai além do hobby e da profissão. E é com esse olhar para as empresas, que o chef Luiz de França acaba de lançar o treinamento “Gastronomia for Business”, correlacionando atividades culinárias com habilidades corporativas.
A iniciativa vai ao encontro com o resultado da nona edição da Pesquisa Panorama Liderança, em que o bem-estar e a felicidade são vistos como importantes estratégias para a produtividade, motivação e engajamento dos colaboradores por 94% das lideranças.
Perfil
Graduado em Gastronomia pela Unifanor (2018) e pelo Instituto de Artes Culinárias Le Cordon Bleu São Paulo (2021), Luiz de França é um apaixonado pela conexão com a cultura alimentar, sustentabilidade e a acessibilidade na execução dos pratos. Atualmente cursando mestrado em Gastronomia na Universidade Federal do Ceará (UFC), ele divide seu tempo entre consultorias, Chef at home (eventos privados), professor na Escola de Gastronomia Ivens Dias Branco e no Espaço Edil Costa, além de aulas na Pós-Graduação em Gastronomia - Cozinha Francesa - na Universidade de Fortaleza (Unifor) e coordenador da Pós-Graduação em Gastronomia - Boulangerie e Patisserie – no Centro Universitário Fametro (Unifametro).
“Hoje em dia, a gastronomia é considerada um dos maiores elos de relacionamento e habilidades entre pessoas dos mais diversos nichos, sejam comerciais ou particulares. Isso já é uma tendência mundial”
Adesão
No caso do treinamento “Gastronomia for Business”, que recém foi lançado e já conta com várias empresas aderindo para motivar os seus colaboradores, Luiz de França explica que o menu é desenvolvido de acordo com a experiência que deseja proporcionar ao participante, desde pratos mais simples até os mais elaborados, passando pela cultura da empresa (a exemplo de uma multinacional ou mesmo local) ou mesmo um evento típico.
A boa notícia é que essa experiência também pode ser feita para grupos de amigos e até familiares. “No caso de empresas, já presenciei pessoas que não se davam bem no ambiente de trabalho, mas que passaram a ter uma relação saudável a partir do treinamento”, relata o chef.
Investimento
Entre os benefícios do treinamento, podemos destacar: experiência usada como incentivo para colaboradores ou presente para clientes, fidelizando-os ainda mais; local totalmente equipado para a execução dos pratos; insumos inclusos; limpeza do local, lavagem dos pratos e sous chef (ajudante); aula e apostila completa elaborada pelo chef Luiz de França; e brinde ao final da aula. Cabe observar, também, que a gastronomia para encantar precisa ter qualidade e quem está no comando necessita saber lidar com a pressão do tempo para não ter atrasos, bem como liderar todos os processos e manter a calma mesmo na correria.