A demanda por ar-condicionado portátil tem crescido no Brasil, impulsionada pelas altas temperaturas e pela busca por soluções práticas e acessíveis. Esses modelos, que dispensam instalação fixa e podem ser transportados entre cômodos, oferecem conforto térmico sem necessidade de reformas ou custos elevados.
Vendas
Segundo levantamento da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), o setor de climatização registrou a venda de 5,88 milhões de unidades em 2024, um aumento de 38% em relação ao ano anterior. Embora os modelos split ainda lideram o mercado, os aparelhos portáteis têm conquistado espaço, especialmente entre moradores de imóveis alugados ou com estrutura inadequada para instalação convencional.
Demand
Um dos indicativos desse movimento está nas buscas online. Durante a Black Friday de 2024, a procura por ar-condicionado portátil cresceu 166% no Google em relação ao dia anterior, segundo dados da plataforma. O interesse está associado, principalmente, à praticidade do equipamento, que pode ser instalado sem a necessidade de técnicos especializados ou alterações na infraestrutura elétrica e hidráulica do imóvel.
Mobilidade
Além da mobilidade, os modelos portáteis têm evoluído tecnicamente, oferecendo eficiência energética comparável aos tradicionais. “Os modelos portáteis modernos garantem conforto térmico com baixo consumo de energia, além de serem fáceis de instalar e transportar. São perfeitos para consumidores que buscam praticidade sem grandes investimentos ou reformas”, afirma Romenig Bastos, especialista em engenharia elétrica e instrutor de Pesquisa & Desenvolvimento da Gree Electric Appliances, líder mundial em vendas de ar-condicionado.
Perfis
De acordo com Bastos, os modelos portáteis atendem especialmente moradores de apartamentos e escritórios alugados ou locais com estrutura inadequada para instalação convencional.
"A ausência de custos com instalação e a possibilidade de deslocamento entre ambientes tornam o portátil muito atraente a esses perfis, que até então não tinham uma opção que permitisse essa flexibilidade, além do ventilador. Hoje, há modelos com capacidade de climatizar ambientes amplos, como é o caso do Gree Shiny 12.000 BTU/h, ideal para espaços de até 23 m², que tem se destacado bastante no mercado brasileiro".
Nesse mesmo contexto de praticidade e mobilidade, um dos lançamentos mais recentes da nova geração de produtos portáteis da Gree é o Aovia, um modelo produzido nacionalmente que se destaca pela alta eficiência energética e pela menor carga de fluido refrigerante com ODP zero, ou seja, sem impacto à camada de ozônio.
Cada modelo da linha da marca foi desenvolvido para atender a diferentes necessidades de climatização, oferecendo soluções versáteis e com características únicas, garantindo conforto, flexibilidade e economia.