A conta pesou. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), colocou em prática um reajuste de 14,39% na tarifa de água e esgoto em todos os municípios do Estado operados pelo órgão.
A vigência foi a partir de 29 de outubro. “Os valores atualizados pela tarifa média passam a valer para os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Fortaleza e nos municípios atendidos pela Cagece”, disse.
Revisão
A revisão extraordinária foi prevista por meio da Resolução da Arce nº 274, de 24 de junho de 2020, “com base nos custos incorridos em 2022”.
De acordo com a companhia, foram consideradas nesse processo “despesas e custos de exploração, amortização e depreciação, remuneração de capital investido e direitos e obrigações reconhecidos”.
O aumento foi aprovado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) na sexta-feira, 29 de setembro. Em janeiro de 2023, a conta de água no Ceará teve reajuste de 3,55%. Com a aplicação, a tarifa média dos serviços de água e esgoto subiu, à época, para R$ 5,09 por metro cúbico de água.