Escola de Gastronomia Social realiza mostra gastronômica gratuita

img1
Estudantes e pesquisadores apresentarão resultados das formações realizadas em Fortaleza e interior do Ceará foto: Divulgação

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza, nos dias 27 e 28 de março, a V Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar. A programação contará com uma série de atividades abertas ao público, mediante inscrição gratuita.

Cultura alimentar

As aulas e oficinas abordarão ingredientes da cultura alimentar cearense em receitas criadas pelos alunos dos cursos profissionalizantes. Entre 2024 e 2025, 360 estudantes concluíram as formações em Confeitaria, Panificação e Cozinha. Para se ter uma ideia, carne de jaca, jerimum, caju, cajá, mandacaru e hortaliças tradicionais produzidas na sede da Escola são alguns dos itens que estarão presentes nas produções.

Novos produtos

A cultura alimentar do Ceará também é destaque nos resultados das pesquisas realizadas no 7º Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social. Os proponentes Laís Vertano, Paola Romanova e Daniel Muskito apresentarão linhas de produtos envolvendo a tipificação de 4 tipos de méis a partir de análise da florada: mel de cipó uva, mel de vassourinha-de-botão, mel de cidreira brava e mel visgueiro; tabletes de chocolate com três tipos de cacau produzido no Ceará e adicionados com insumos regionais e um tempero pronto natural à base de cogumelos e material didático sobre cogumelos alimentícios do Ceará. O público poderá conhecer os trabalhos, nos dias 27 e 28, a partir das 16h30.

Oficinas

A programação também conta com oficinas temáticas. No dia 27, Jerônimo Villas Boas (SP) conduzirá o público pelo tema “Mel do Brasil: território e identidade”, a partir das 14h. Já no dia 28, no mesmo horário, Neyde Pereira (Bahia), Diógenes Abrantes (Maceió) e Lia Quinderé (Ceará) estarão juntos na oficina “Chocolate Bean to bar: processos e degustação”. As chefs Karol Teodoro (Aconchego), Marie Anne Bauer (Trivial) e Carol Melo (EGSIDB) também integram a programação, conduzindo o espaço Cozinha em Movimento.

Participação

Nos dois dias, o público interessado deve chegar à Escola, a partir das 13h, para inscrição e credenciamento por ordem de chegada. Selene Penaforte, superintendente da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, ressalta que o propósito da instituição, enquanto espaço público, inclusivo e acessível, é oferecer formações gratuitas que incentivem o protagonismo cultural e social de jovens, homens e mulheres por meio da cultura alimentar e da gastronomia. 

“Nosso trabalho é pautado em ações concretas que visam não apenas qualificar, mas também estimular o crescimento pessoal e profissional do público que busca nas nossas formações uma oportunidade para se organizar, desenvolver habilidades e construir seus próprios caminhos”, enfatiza Selene. Ela destaca ainda que as formações são pensadas para valorizar os saberes tradicionais e as potencialidades locais, promovendo a autonomia e o fortalecimento das identidades culturais.

Serviço
V Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar
Dias 27 e 28 de março – Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Inscrição e credenciamento por ordem de chegada antes de cada atividade. Os interessados poderão solicitar certificado de participação.
Endereço: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Cais do Porto, Fortaleza-CE. Mais informações: @escolagastronomiasocial | site: www.gastronomiasocial.org.br