Dia do Consumidor se consolida como Black Friday fora de época e período de quitar dívidas

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Descontos na data, que muitas vezes é ampliada para a semana, são o principal motivador de compra para 53% dos consumidores. 24% já deixaram de pagar contas básicas para aproveitar promoções e descontos, A preferência é por lojas físicas resiste, apesar da aceitação de compras online Foto: Freepik

Estimulada desde os anos 1980 como uma data para reforçar a cada 15 de março os direitos dos consumidores, o período se consolida como uma Black Friday fora da época.

Descontos

Pesquisa produzida para marcar o 15 de março desenha um perfil do novo consumidor brasileiro, cada vez mais consciente.

Os descontos puxam a data em vários aspectos. Eles são o principal motivador de compra para 53% dos entrevistados. Inclusive, 24% já deixaram de pagar contas básicas para aproveitar promoções e abatimentos de preços, embora 49% recuem quando se percebem endividados. A preferência por lojas físicas resiste, apesar da aceitação de compras online. E o Pix e cartão se consolidam como as principais formas de pagamento do brasileiro.

Quitação de dívidas

Para 59% dos consumidores, pagar dívidas é prioridade na Semana do Consumidor e, pelo menos 75% dos brasileiros pretendem aproveitar o período para quitar pendências financeiras e se livrar das dívidas.No "Feirão Limpa Nome" os descontos chegam a 99%, oferecidos por 1.456 empresas.

61% dizem que se tivessem mais saldo na conta ou maior limite do cartão usariam o valor para quitar contas atrasadas; 45% também usufruiriam de cashback ou parcelamento com desconto, caso disponível. Outro aspecto destacado é que o lazer é o mais afetado quando se impõe a necessidade de equilibrar as contas.

Raio X

Produzido pelo Instituto Opinion Box, o estudo acaba traçando uma radiografia do novo consumidor brasileiro, que também pretende aproveitar a semana dedicada a seus direitos: seja para comprar ou limpar o nome, o principal motivador para 53% dos brasileiros realizarem alguma compra ou negociação durante esta semana são os descontos exclusivos. Além disso, 24% deles admitem ter deixado de pagar contas básicas em algum momento para aproveitar promoções e descontos. 

Levantamento mostra que 34% dos consumidores conseguem se adaptar a “imprevistos ou compras que surgem ao longo do caminho” e 85% pesquisam preços e promoções antes de realizar qualquer compra, demonstrando sensibilidade com o planejamento financeiro. “Felizmente, promoções e descontos conquistaram espaços cativos na saúde financeira do brasileiro”, observa Thiago Ramos, especialista em educação financeira da Serasa. 

Lojas, Pix e cartão 

A pesquisa também traz os meios preferidos de fazer as compras durante essa semana. Mesmo com a digitalização, as lojas físicas continuam sendo o canal de compra favorito de 50% dos entrevistados, embora sites de e-commerce já representem 29% da preferência nacional. Cada vez mais o Pix (29%) e o cartão de crédito (28%) se consolidam como as principais formas de pagamento, embora, o cartão de crédito parcelado venha ganhando adeptos (16,8%). 

Serasa Premium

Para marcar a Semana do Consumidor, o Feirão Limpa Nome oferece desconto especial de 67% na assinatura do Serasa Premium, serviço de monitoramento de dados. Quem negociar uma dívida no site ou no aplicativo da empresa poderá contratar o serviço por apenas R$7,90 mensais. As dívidas de 1.456 empresas podem ser negociadas com até 99% de desconto. 

Direitos do consumidor

A advogada Carolina Barreto, especialista em Direito do Consumidor, lista três direitos que poucos sabem que possuem:

Cobrança indevida dá direito a restituição em dobro

Se você for cobrado indevidamente por um serviço ou produto, tem o direito de receber o valor pago de volta em dobro, acrescido de juros e correção monetária. “Isso vale para erros em faturas de cartão de crédito, contas de energia, água e até mensalidades escolares", explica.


Compras online podem ser devolvidas sem justificativa

O chamado direito de arrependimento permite que o consumidor devolva qualquer produto comprado pela internet, telefone ou catálogo em até 7 dias após o recebimento, sem precisar justificar o motivo e com direito ao reembolso total, incluindo o frete.


Estabelecimentos não podem impor valor mínimo para compras no cartão

É comum encontrar lojas que exigem um valor mínimo para pagamentos no cartão de crédito ou débito. “No entanto, essa prática é abusiva, pois fere o direito do consumidor de escolher a forma de pagamento mais conveniente, desde que o estabelecimento aceite cartões”, destaca a advogada Carolina Barreto.

 

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