A Fraport oficializou instruções para o início da operação a partir do Terminal do Park Shopping Canoas, que funcionará temporariamente retomando voos comerciais a partir do Rio Grande do Sul.
A previsão inicial é de 5 embarques e 5 desembarques por dia. A concessionária transportará os passageiros de ônibus até a Base Aérea de Canoas, de onde sairão e chegarão os voos, e que fica a aproximadamente 3,6 Km do shopping.
A informação foi anunciada através de vídeo no perfil do Porto Alegre Airport, nas redes sociais. Os primeiros voos estão previstos para ocorrer na segunda-feira (27). A primeira data anunciada havia sido para quarta-feira (22).
O terminal conta com espaço para as companhias aéreas realizarem o processo de check-in, despacho de bagagem e embarque dos passageiros. Ele estará disponível a partir das 6h e fechará conforme programação de decolagem do último voo do dia. Foram instalados equipamentos de raio-X e pórticos detectores de metal, além de ETD (Explosive Detection Trace), para a inspeção de passageiros e bagagens de mão, supervisionado pela Polícia Federal, conforme exige a legislação aeroportuária.
Revisão de contrato
Além disso, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recebeu pleito da Fraport Brasil para renegociar os termos do contrato de concessão, diante da enchente em Porto Alegre, que deixou o Aeroporto Internacional Salgado Filho e pista alagados. O pedido da Fraport foi protocolado na terça-feira (21). A Anac, vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos avalia a solicitação.
A empresa de origem alemã assumiu as operações do Salgado Filho em julho de 2017. Na avaliação da Anac, o caráter de "força maior" dos prejuízos causados no aeroporto foi reconhecido. Essa é uma condição para que o governo faça o ressarcimento de recursos à administradora do terminal aeroportuário. Os prejuízos ainda não foram calculados diante da situação em que se encontram as instalações e a pista de pousos e decolagens.
"Na análise serão avaliados a questão securitária relacionada ao sinistro observado, os prejuízos causados pelas enchentes e os custos de reconstrução do aeroporto", aponta a Anac. "A situação só poderá ser avaliada após a diminuição de todo volume de água no complexo aeroportuário", completa a Agência.
Interdição
As operações no Aeroporto Salgado Filho estão suspensas desde o início do mês de maio. Na quarta-feira (22), a Anac publicou uma portaria proibindo operações de pouso e decolagem no aeroporto "por tempo indeterminado".
A própria empresa já havia informado, por meio de nota, que o Aeroporto está com operações paralisadas "por tempo indeterminado". De acordo com a colunista Ana Flor, da GloboNews, foi enviado pedido de extensão da interdição do terminal por meio do sistema "Notam" (Aviso aos Navegantes) ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Força Aérea Brasileira. A solicitação tem data até 7 de agosto, com possível ampliação diante da necessidade.
Diagnóstico
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou, na quarta-feira (22), que seria prematura qualquer avaliação neste momento sobre quando o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), será novamente aberto para fluxo de passageiros. “Só vamos poder ter uma leitura mais clara do aeroporto quando a gente tiver a água baixando definitivamente e pudermos fazer um diagnóstico do terminal, da pista, da iluminação noturna no aeroporto, para ver todos os danos que foram causados”, disse.
Remarcação
Passageiros que têm voos já comprados ou precisam chegar a Porto Alegre através de Canoas estão tendo que aguardar as companhias aéreas viabilizarem o acesso. A oferta está sendo para outros aeroportos no Interior do Estado.
Segundo a Anac, não haverá custo para remarcação de voos com prazo de até um ano da data original. A opção de reembolso do valor da passagem deve ser oferecida ao passageiro também em dinheiro, e não apenas em crédito para utilização futura.
Turismo na serra gaúcha
Para além do problema da tragédia com as inundações e dos prejuízos do aeroporto internacional, a questão da ligação aérea com voos comerciais que permitam o fluxo de turistas à serra gaúcha é uma grande preocupação. Principal destino turístico do Rio Grande do Sul, com a maior rede hoteleira do Estado, Gramado tem 216 meios de hospedagens registrados no Observatório Turístico da cidade.
São 227 restaurantes e 85 lanchonetes. Em 2023, o município recebeu mais de 8 milhões de visitantes, mas agora está praticamente sem turistas e a alta temporada que vem em julho pode estar comprometida. A Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) lançou campanha para que aqueles que têm pacotes ou bilhetes aéreos para o destino não cancelem, apenas remarquem.
O turismo responde por 86% da economia de Gramado, empregando diretamente mais de 10 mil pessoas na cidade, que tem 40 mil habitantes. Pedidos de cancelamento de reservas por parte de turistas assustam com um agravamento da crise econômica.
Serviço
Terminal temporário de Canoas
- Localizado no piso L2 do empreendimento, com acesso pela entrada B (Av. Farroupilha, 4545 – Bairro Marechal. Rondon, Canoas/RS), o local foi organizado com os ambientes necessários para recepcionar os passageiros e iniciar os procedimentos de embarque e desembarque.
- O passageiro deverá se apresentar no Terminal ParkShopping 3h antes do seu voo. O processo de embarque se encerrará 1h30 antes voo. Após este período, não será possível ingressar na sala de embarque.
Após o pouso, todos os passageiros, acompanhados de funcionários da Fraport Brasil, irão se dirigir ao Terminal ParkShopping em veículo fornecido pela concessionária.
- Não será permitida a saída diretamente pela Base Aérea de Canoas. Ao chegar ao ParkShopping Canoas, o transporte irá parar na Saída C.