O Ceará liderou o ranking de estados da região por passageiros transportados pela Latam na alta temporada de julho. Logo depois, vieram a Bahia, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba e Sergipe.
Além disso, o Rio Grande do Norte se destacou com o maior aumento percentual de passageiros em relação a julho de 2023, registrando um crescimento de 24%. Em seguida, Pernambuco apresentou um aumento de 13%, seguido por Sergipe e Bahia com 12%, Alagoas com 10% e Paraíba com 5%.
90% de ocupação
A taxa de ocupação média dos cinco principais estados do Nordeste durante o período foi próxima da lotação máxima dos voos, com o Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte atingindo 90% de ocupação, seguidos por Bahia e Alagoas com 84%. Quanto às origens dos passageiros, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro foram os estados com maior emissão de passagens para a região Nordeste.
Crescimento de 7% no NE
A Latam registrou um crescimento de 7% no número de passageiros de sua operação de voos para o Nordeste durante as férias de julho de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Com um total de 545 mil passageiros transportados para a região, considerando somente voos com destino ao Nordeste, a companhia registrou um crescimento significativo em relação ao mesmo período do ano passado.
Potencial
A companhia aérea segue investindo no potencial turístico do Nordeste brasileiro. Somente este ano, anunciou duas rotas internacionais que serão inauguradas nos próximos meses: Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago, com a expectativa de levar mais passageiros de nossos países vizinhos às capitais do Ceará e Pernambuco, além de promover o turismo internacional para os viajantes nordestinos.
Durante as férias de julho, a LATAM foi a companhia aérea mais pontual dos aeroportos de Aracajú (SE), Maceió (AL) e Vitória da Conquista (BA), segundo a Cirium, empresa especializada em análise de dados da aviação mundial. Pousaram dentro do horário previsto 91,61% dos 155 voos programados com destino à Aracaju, 92,09% dos 278 voos para Maceió e 91,53% dos 59 voos para Vitória da Conquista.