Kroma Energia conquista o 8º lugar em desempenho financeiro e investe no Complexo Solar Arapuá

kroma
Rodrigo Mello, CEO da empresa. O destaque representa avanço no Anuário Época Negócios 360º. A empresa, que firmou um contrato de R$ 630 milhões com a WEG para o desenvolvimento do empreendimento no Ceará Foto: Divulgação

A Kroma Energia, primeira comercializadora de energia do Nordeste e responsável pelo Complexo Solar Arapuá, situado a cerca de 185 quilômetros de Fortaleza, obteve um crescimento notável no Anuário Época Negócios 360º de 2024. A empresa, que firmou um contrato de R$ 630 milhões com a WEG para o desenvolvimento do empreendimento no Ceará, destacou-se no setor de energia, subindo da 27ª para a 8ª posição entre as empresas com melhor desempenho financeiro.

Obra iniciando

“Progredir nessas avaliações reforça nosso compromisso com práticas sustentáveis, inovadoras e financeiras, que elevam nossa competitividade e a qualidade dos serviços que oferecemos”, comemora Rodrigo Mello, CEO da empresa.Complexo Solar Arapuá, no início de outubro, a Kroma Energia deu início à adequação do terreno, com a remoção da vegetação na área destinada ao Complexo Solar Arapuá. 

Com operação comercial prevista para o primeiro trimestre de 2026, o parque solar será o maior desenvolvido pelo grupo até o momento, com capacidade instalada de 250 MWp.

O complexo terá uma produção anual de cerca de 537 GWh, energia suficiente para abastecer mais de 290 mil residências. Para a instalação do parque, cerca de 5.275 m³ de material lenhoso será removido e compensado, seguindo uma metodologia alinhada com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Além disso, em parceria com o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), a Kroma realizou atendimento em Jaguaruana para cadastros e recebimento de currículos de moradores locais. O registro foi feito para a seleção de vagas de trabalho na construção do Complexo Solar Arapuá. Ao todo, foram recebidos 740 currículos, e a expectativa é gerar entre 800 e 1.000 empregos diretos e indiretos.

Mais resultados

A empresa também se destacou ao alcançar a 227ª colocação no ranking geral de 2024, em comparação ao 358º lugar no ano anterior. Desde sua primeira participação no anuário, em 2021, a Kroma tem mostrado um progresso contínuo, especialmente no desempenho financeiro, onde subiu da 273ª para a 76ª posição em 2024.

O Anuário Época Negócios 360º realiza uma análise abrangente das empresas, avaliando aspectos como desempenho financeiro, governança corporativa, performance socioambiental, visão de futuro, gestão de pessoas e, neste ano, introduziu a categoria de inovação.

Meio ambiente 

No aspecto socioambiental, a Kroma teve um avanço expressivo, subindo para a 176ª posição em 2024, em comparação com o 300º lugar no ano anterior.Na área de governança, a empresa também evoluiu, subindo da 396ª para a 375ª colocação em relação a 2023. Com a introdução da nova categoria de inovação, a Kroma estreou em 24º lugar, destacando seu compromisso com soluções tecnológicas no setor. 

No segmento de energia, a empresa obteve resultados de destaque, ocupando a 13ª posição em visão de futuro, a 16ª em aspectos socioambientais, a 26ª em governança e a 19ª posição na classificação geral, entre as 27 empresas avaliadas no setor.