Início dos jogos Olímpicos de Paris marca a semana; sustentabilidade promete ser legado

eiffel
O evento, que vai de 26 de julho até o dia 11 de agosto, volta após uma edição com restrições impostas pela pandemia da Covid-19. A Torre Eiffel exibe os anéis olímpicos 

O maior evento esportivo do Planeta começa na sexta-feira (26), em Paris, quando acontece a cerimônia de abertura da 33ª edição dos Jogos Olímpicos da era moderna. 

O evento vai até o dia 11 de agosto e volta após uma edição com restrições impostas pela pandemia da Covid-19. 

Um total de 15 milhões de pessoas esperadas nas Olimpíadas de Paris e um impacto econômico estimado em US$ 12 bilhões. Serão 10,5 mil atletas, sendo 5 mil mulheres. Do Brasil, 277 atletas, sendo 153 mulheres. Os mascotes destes jogos são as “Phryges”, inspiradas em chapéus que são símbolos de liberdade, inclusão e apoio a ideais significativos. 

Menos emissões

Os jogos de Paris prometem ser os mais sustentáveis de todos os tempos. Os organizadores dizem que gerarão metade das emissões de gases de efeito estufa (GEE) das competições mais recentes.

O principal símbolo da capital francesa, a Torre Eifel, exibe os anéis olimpicos. A construção de 29 por 13 metros, feita de aço reciclado, foi instalada no lado sul do monumento icônico de Paris por cerca de 30 trabalhadores, usando quatro guindastes.

História

A história dos jogos é repleta de memórias marcantes. As Olimpíadas surgiram na Grécia Antiga, por volta de 776 a. C., na cidade de Olímpia. Os Jogos Olímpicos da Antiguidade estavam associados a rituais religiosos e prestavam homenagens a deuses gregos, como Zeus. Após o fim das Olimpíadas antigas, em 393 d.C., os jogos voltariam a ocorrer somente 1503 anos depois.

O objetivo dos Jogos Olímpicos é proporcionar uma competição sadia entre os diferentes povos dos cinco continentes habitados por seres humanos do planeta. Como dizia o Barão de Coubertin (Pierre de Coubertin), considerado o fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, “o importante não é vencer, mas competi".

Guia para brasileiros

O Itamaraty lançou um guia com orientações para os brasileiros que vão acompanhar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024. Segundo o Itamaraty, o guia foi elaborado porque, diferentemente de outras edições das olimpíadas, realizadas em um único local, os Jogo de Paris serão disputados em instalações localizadas em diversas regiões da França, inclusive na Polinésia Francesa, onde ocorrerão as provas de surfe. Os Jogos Olímpicos, serão realizados entre os dias 26 de julho e 11 de agosto. Já os Paralímpicos, ocorrerão de 28 de agosto a 8 de setembro.

A publicação traz informações sobre segurança, serviços médicos, de transporte, hospedagem, entre outros, das principais localidades que receberão as disputas das diversas modalidades olímpicas. Embora não seja necessário o visto para entrada de brasileiros em viagens turísticas inferiores a três meses para a França, os viajantes devem cumprir algumas normas.

Entre elas estão a contratação de seguro-saúde, no valor de 30 mil euros para cobrir despesas médicas, hospitalares, de morte e repatriação; comprovante de hospedagem, comprovação de meios financeiros (dinheiro, cheques de viagem, cartões de crédito internacionais, etc.), que podem variar de 65 euros por dia para quem possuir comprovante de hospedagem e 120 euros diários para quem não possuir a comprovação. Em caso de hospedagem em casa de familiares ou amigos, o valor cai para 32,5 euros diários.

O guia recomenda ainda atenção redobrada para evitar furtos e roubos em áreas de grande fluxo de pessoas e traz telefones úteis para esses casos, como o da polícia e de emergências hospitalares. A publicação também disponibiliza os contatos para os consulados brasileiros em alguns dos locais onde ocorrerão as disputas. O guia pode ser acessado aqui. 

Clique para ler sobre articipação do Ceará