O Aeroporto de Fortaleza projeta uma movimentação de 439 mil passageiros em setembro, um crescimento de 5,7% frente ao registrado em igual mês do 2023.
Voos
Serão mais de 3.170 voos, contra 3.100 em igual período do ano passado, de acordo com informações da Fraport, concessionária administradora do terminal cearense.
Ligações com Fortaleza
Os voos internacionais incluem rotas para Buenos Aires, Lisboa, Miami, Orlando e Paris neste setembro, enquanto em igual período de 2023 os voos ligando Fortaleza ao exterior eram Buenos Aires, lisboa, Miami e Paris.
No âmbito doméstico, o terminal aéreo da Capital cearense terá ligações com Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Guarulhos/SP, Manaus, Natal, Recife, Rio de Janeiro/RJ, Salvador, São Luís, São Paulo/SP, Teresina e Uberlândia fora do Estado e dentro do Ceará há conexão por via aérea com Sobral, Iguatu, Jericoacoara e Juazeiro do Norte.
Em setembro de 2023 havia ligações no território cearense com Aracati, Sobral, Iguatu, Jericoacoara e Juazeiro do Norte, enquanto que os voos em âmbito nacional ligados a Fortaleza eram Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campina Grande, Campinas, Congonhas/SP, Fernando de Noronha, Galeão/RJ, Guarulhos/SP, Maceió, Manaus, Natal, Recife, Salvador, São Luís, Teresina e Uberlândia.
Mais passageiros do exterior
No mês de julho, os aeroportos do Brasil registraram o maior número de passageiros de voos internacionais para o período desde o começo da séria histórica, iniciada em 2000. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foram mais de 2,2 milhões de pessoas entre embarques e desembarques, alta de 17% em relação a julho de 2023.
O Ceará foi o quinto estado da federação com o maior crescimento do País na movimentação de turistas estrangeiros. No mês de alta estação, o Aeroporto Internacional de Fortaleza avançou 45%, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O crescimento do Ceará no mês de julho é mais que o dobro da média nacional.
Na região Nordeste, o estado é líder, superando Salvador que aparece em seguida com 39%. Os aeroportos de Florianópolis (113%) e Curitiba (87%), que registraram os maiores aumentos, foram os que absorveram os voos cancelados pelo fechamento do Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre.