Black Friday tem potencial de movimentar R$ 388 milhões no comércio de Fortaleza

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38,6% dos consumidores fortalezenses estão dispostos a ir às compras na data de ofertas em todos os setores, o que inclui o varejo físico e online Foto: Divulgação

Hora de antecipar compras de fim de ano. De acordo com a pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para Black Friday 2024, 38,6% dos consumidores estão dispostos a ir às compras nessa data, com potencial de faturamento de R$ 388 milhões no comércio online e físico.

Mais desejados

Os itens mais procurados incluem eletrodomésticos (30,9%), roupas e artigos de vestuário (22,8%), calçados (21,0%), eletrônicos (16,3%), artigos para o lar (10,2%) e celulares e smartphones (9,6%).

A presença de itens de consumo duráveis e com maior valor agregado estão relacionados com a preferência pelo parcelamento como meio de pagamento, uma vez que 62,2% dos consumidores afirmam que utilizarão essa forma de pagamento, sendo o cartão de crédito o meio mais popular, citado por 59,4% dos entrevistados. O estudo é realizado pela Fecomércio Ceará por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC).

Promoções atraem

De acordo com ele, as principais motivações dos consumidores de Fortaleza para comprar durante a Black Friday são, em sua maioria, voltadas para aproveitar as promoções de itens necessários, com 75,3% dos entrevistados afirmando que pretendem aproveitar os preços mais baixos de produtos que estão precisando. Além disso, 14,8% dos consumidores indicaram que irão aproveitar as ofertas para antecipar as compras de presentes do Natal.

O potencial de consumo projetado mantém o evento como o terceiro mais importante para o varejo, servindo como fator de redução da sazonalidade no período que antecede as festas de fim de ano, conforme apresentado na tabela 1, a seguir. Em comparação com anos anteriores, 32,5% dos consumidores planejam gastar menos este ano, enquanto 27,9% planejam gastar mais.

Mais de um item
 
O elevado potencial de consumo consolida a Black Friday como uma das datas mais aguardadas pelo consumidor local, sendo que 45,7% dos entrevistados afirmaram já ter comprado produtos ou serviços nos eventos de anos anteriores. Desse grupo, 50,9% pretendem comprar pelo menos a mesma quantidade de produtos dos anos passados e 27,3% desejam comprar menos produtos, com 66,5% dos entrevistados comprando entre um e dois produtos e 33,4% em busca de mais de três produtos.

Os maiores atrativos para a compra são os descontos oferecidos nos produtos de interesse, sendo esse o principal motivo para 32,1% dos consumidores entrevistados. Além disso, a disponibilidade de mais produtos (19,1%), a economia feita ao longo do ano (14,5%) e o recebimento do décimo terceiro salário (5,2%) são outros motivos que impulsionam a intenção de compra.

A possibilidade de dividir o pagamento em várias parcelas torna mais acessível a aquisição de itens de maior valor, como eletrônicos e eletrodomésticos, que são grandes atrativos durante as promoções da Black Friday, facilitando o consumo sem comprometer o orçamento mensal.

O papel da pesquisa de preços

A pesquisa de preços desempenha um papel fundamental para os consumidores durante a Black Friday, já que a desconfiança sobre a efetividade das promoções é citada por 36,8% dos consumidores que não irão realizar compras no evento. Entre os que pretendem comprar, 67,9% afirmam realizar pesquisa de preços, comportamento que busca assegurar os melhores descontos e evitar falsas promoções.
Além disso, 36,8% dos consumidores iniciaram suas pesquisas com mais de um mês de antecedência, realizando o monitoramento dos preços e criando as listas daquilo que se deseja comprar. A estratégia de antecipação da pesquisa ajuda a realizar uma compra mais planejada, colaborando tanto para o orçamento familiar quanto para evitar frustrações com descontos insuficientes ou estratégias de aumento de preços antes da data, dando maior segurança e confiança para o consumidor.

Quanto à data da compra, 53,4% afirmam a disposição para comprar na semana da Black Friday, aproveitando as ofertas antecipadas, enquanto 26,8% pretendem comprar na própria data, que este ano ocorrerá no dia 29 de novembro.