A expectativa é que o Natal em Fortaleza movimente R$ 503 milhões no comércio, um crescimento projetado de 12,3% em comparação a 2023. O gasto médio projetado por presente é de R$ 210.
Disparidades
A pesquisa do IPDC Fecomércio-CE mostra que 50,6% dos consumidores desejam comprar algum produto para presentear no Natal. Portanto, 49,4% não planejam ir às compras.
Dos que irão às compras 60,5% dos consumidores que responderam afirmativamente possuem a intenção de comprar pelo menos três presentes.
Itens mais desejados
Os produtos mais citados na intenção de compra são: Artigos de vestuário e acessórios, citados por 69,2% dos entrevistados; Brinquedos (35,6%); Sapatos, cintos e bolsas (22,1%); Cosméticos e itens de perfumaria (18,7%) e Chocolates e bombons (9,5%).
Celebração
Além dos presentes, a intenção de comemoração é alta, com 73,4% dos entrevistados planejando celebrar a data. A grande maioria (90,8%) pretende realizar as celebrações em casa, com parentes ou amigos. Isso sugere uma forte valorização do ambiente familiar durante as festividades, abrindo oportunidades para negócios relacionados a decoração e alimentos e bebidas para celebrações caseiras.
Quanto ao impacto financeiro, o gasto médio projetado por presente é de R$ 210 e as formas de pagamento preferidas são o pagamento à vista (cartão de débito, PIX ou dinheiro), citadas por 52,5%, e com cartão de crédito (43,3%), indicando disposição para o parcelamento ou uso de benefícios associados (cashback, milhas e pontos em programas de fidelidade).
Shoppings puxam vendas
Os shopping centers são os locais mais citados para as compras, por 45,5% dos entrevistados, seguido do Centro (23,8%), lojas de bairros e galerias (22,9%), supermercados e hipermercados (20,0%) e comércio informal (16,0%). O comércio eletrônico, citado por 11,2% dos entrevistados, será utilizado principalmente para a compra de roupas, brinquedos e calçados.
Com relação à data das compras, a maior parte dos entrevistados – 45,9% - afirma não ter dia certo, mas os finais de semana prometem ser concorridos, com forte movimentação nos sábados (27,0%), sextas-feiras (12,9%) e domingos (10,0%). Além de garantir flexibilidade para operar nos finais de semana, os lojistas devem priorizar a oferta de promoções atraentes, pois os consumidores estão altamente sensíveis às questões de preço, e estratégias promocionais bem planejadas podem ser decisivas para impulsionar as vendas.