Aeroporto de Fortaleza: uso de energia renovável prevê eliminar até 6 mil ton de CO₂ por ano

aerofort
A Fraport Brasil, em parceria com a Engie, amplia o serviço de fornecimento de eletricidade e ar-condicionado a aviões em solo. Iniciativa reforça o compromisso com a descarbonização e a eficiência operacional e chega ao Fortaleza Airport Foto: Divulgação

Foi iniciada no Aeroporto de Fortaleza a operação de um sistema inovador para fornecer energia renovável às aeronaves em solo. A iniciativa une a Fraport Brasil e a Engie, líder em geração 100% renovável no Brasil.

De acordo com a Fraport, concessionária do terminal, a partir de agosto, a nova solução estará disponível em oito pontes de embarque do terminal, com a expectativa de reduzir 6 mil toneladas de emissões de CO₂ por ano.

Porto Alegre

A nova solução também passa a ser utilizada no aeroporto de Porto Alegre, que também é administrado pela Fraport Brasil. No terminal, a novidade estará disponível em nove pontes de embarque do terminal, com a expectativa de reduzir 7 mil toneladas de emissões de CO₂ anualmente. 

Um evento realizado em Porto Alegre, na quarta-feira (20) celebrou o início oficial da operação nos dois aeroportos. A cerimônia contou com a presença da CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, e do diretor-presidente da ENGIE Soluções, Jacques-Olivier Klotz, além de demais integrantes das empresas.

Emissões reduzidas

Somando-se a outros aeroportos onde a Engie já atua ou está com projeto em desenvolvimento, o total de emissões reduzidas anualmente pode chegar a mais de 80 mil toneladas, um avanço significativo na descarbonização do setor de aviação.

A iniciativa substitui equipamentos movidos a diesel ou querosene, como o GPU (Ground Power Unit), por uma alternativa 100% elétrica, proporcionando uma redução do consumo de querosene de aviação, resultando em menores custos operacionais para as companhias aéreas. A solução também aumenta a eficiência e a segurança nos aeroportos, diminuindo a movimentação de equipamentos móveis no pátio e o ruído das operações.

Descarbonização

De acordo com Jacques-Olivier Klotz, diretor-presidente da Engie Soluções, a iniciativa reforça o compromisso da empresa em liderar a transição energética. "Nosso objetivo é auxiliar as empresas a descarbonizarem seus processos, tornando-se mais sustentáveis e eficientes. Outra vantagem é que as companhias aéreas vão otimizar custos, já que a energia elétrica tende a apresentar preços mais competitivos", completa.

Investimento

Com investimentos consistentes e excelência na operação, a ENGIE já apresenta resultados expressivos em outros aeroportos. Em Brasília, onde o serviço foi implementado há cinco anos, as 22 pontes de embarque com equipamentos instalados geram anualmente uma redução de aproximadamente 17 mil toneladas de emissões de carbono.

Ainda este ano, o projeto será ampliado para outras quatro, totalizando 26 pontes, correspondente a 100% dos voos domésticos do terminal. Somando-se a outros aeroportos onde a empresa já implementou a solução ou está com projeto em desenvolvimento, o total de emissões reduzidas anualmente pode chegar a mais de 80 mil toneladas, um avanço significativo na descarbonização do setor de aviação.

Potencial

Com as novas instalações na Fraport, a Engie cobrirá 28% do potencial desse novo mercado no Brasil. A chegada desta solução ao Aeroporto de Fortaleza reforça o compromisso de ambas as empresas com a sustentabilidade e a busca por soluções mais verdes e eficientes no setor de aviação.

Sustentabilidade 

“A pauta da Sustentabilidade é de extrema importância para nossa empresa. Temos metas corporativas muito claras de descarbonização, que abrangem não apenas a operação nacional, mas também todo o Fraport Group. Essa parceria representa um avanço relevante na nossa estratégia de sustentabilidade, alinhada às metas globais de redução de emissões de gases de efeito estufa. A iniciativa reforça, mais uma vez, o compromisso da Fraport Brasil com essa agenda, com a garantia da eficiência operacional, da responsabilidade ambiental e do impacto positivo na comunidade”, pontua Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil.

Fraport Brasil

A Fraport Brasil é responsável pela administração dos aeroportos de Porto Alegre (RS) e Fortaleza (CE). A empresa conquistou a concessão de ambos por meio de uma licitação promovida pelo Governo Federal em 2017 e, desde então, passou a atuar na ampliação das pistas de pouso e decolagem, no desenvolvimento da infraestrutura e na elevação dos padrões de qualidade dos terminais. No início de 2018, assumiu efetivamente a gestão operacional de ambos os aeroportos.

Reconhecida nacionalmente pela excelência na gestão aeroportuária, a Fraport Brasil busca oferecer a melhor experiência ao passageiro, aliando inovação e tecnologia. A empresa acredita na responsabilidade socioambiental e mantém um compromisso com as comunidades do entorno, investindo em projetos culturais, sociais e esportivos por acreditar no potencial de desenvolvimento da sociedade.

A Fraport Brasil é uma subsidiária da Fraport AG, uma das líderes globais no setor aeroportuário, que oferece uma gama completa de serviços de gestão e consultoria. Controladora e operadora do Aeroporto de Frankfurt — o maior da Alemanha —, a Fraport AG acumula vasta experiência e mantém um portfólio com mais de 30 aeroportos ao redor do mundo.