As colaborações entre marcas, mais conhecidas como collabs, são uma estratégia poderosa e versátil, capaz de fortalecer a credibilidade e ampliar o alcance das empresas.
A abordagem torna o mercado mais dinâmico e diversificado, oferecendo aos consumidores novas experiência. Esse é o caso da Carmed, marca de hidratante labial produzido pela Cimed - gigante das farmacêuticas brasileiras.
Estratégia no mercado da beleza
Além de revolucionar as ações de marketing, as collabs Carmed têm movimentado o mercado de beleza, buscando se diferenciar com uma estratégia bem-sucedida de conteúdos no ambiente digital. “Nosso hidratante labial se tornou uma grande plataforma para parcerias, por ser um produto com alta visibilidade no mundo digital, ter valor acessível, fácil aplicação e todo mundo pode usar. Além disso, conseguimos atender aos pedidos dos consumidores, que nos dão várias ideias de colaboradores”, relata a vice-presidente da Cimed, Karla Marques Felmanas.
Segundo a empresária, a linguagem bem-humorada, contando com influenciadores parceiros que abraçam o produto, tem viralizado a marca e contribuído para alavancar as vendas. “Carmed é divertido e conectado com as trends da internet. Tem conquistado crianças e adultos, sem distinção. Apesar de ter uma linguagem digital muito forte, temos procurado trazer experiências offline para nos aproximarmos ainda mais dos nossos consumidores, criando conexões e abrindo diálogo direto com o público”, explica Karla.
R$ 90 mi em quatro meses
Além de fortalecer a credibilidade da marca e das personalidades envolvidas, as collabs Carmed têm proporcionado uma vantagem competitiva significativa ao produto no mercado. Para se ter uma ideia, a parceria com as balas Fini, no ano passado, superou a expectativa de vendas de um ano em apenas 20 dias. “Foi um sucesso de vendas e viral nas redes sociais. A colaboração superou nossas expectativas e faturou mais de R$ 90 milhões, em apenas quatro meses”, comenta a VP da Cimed.
O investimento nessas ações é estipulado com base do objetivo do negócio traçado para o produto e a Cimed, no ano, levando em consideração o que é importante para os “lovers” da marca. “Mais da metade da exposição de imagem com Carmed é orgânica. A construção de relacionamento com os influenciadores e com a imprensa, além da inovação na criação de novas narrativas com cada collab, têm feito toda diferença para essa adesão do público”, comenta Karla.
Outras collabs
Depois do sucesso com a Fini, outras parcerias têm mantido a marca Carmed nas trends do TikTok e Instagram, como a versão “Carmed BFF”, com Larissa Manoela e Maisa, além das collabs com a Barbie, o Burger King e a edição única e colecionável de Carmed Madonna, distribuída gratuitamente no show da rainha do pop, no Rio de Janeiro. Todas essas ações transformaram a categoria de hidratante labial, que cresceu mais de 90% no Brasil. O fenômeno Carmed teve faturamento de R$ 400 milhões em 2023, cerca de 2.000% a mais do que em 2022.
A mais recente parceria é a edição limitada Carmed Brigadeiro com Ana Castela, cantora sertaneja febre do momento entre crianças e adolescentes. O hidratante labial faz parte da coleção inédita de aromas doces, que além do Carmed Boiadeira, oferece os sabores Leite Condensado e Doce de Leite, disponíveis em todo o país, até durarem os estoques.
“A escolha da Ana Castela foi dos fãs da cantora, todos pediam muito pelas redes sociais e nós ouvimos muito nossa comunidade. Além disso ela tem uma sintonia com a marca e com o mesmo público consumidor do hidratante. A autenticidade e carisma dela têm sinergia com a proposta do Carmed Brigadeiro, que celebra um dos doces mais amados pelos brasileiros”, diz Karla.