Aeronaves que ficaram no Aeroporto de Porto Alegre na enchente começam a ser retiradas

aerop
Voaran inicialmente 9 de um total 47 aviões que ficaram retidos quando as operações no aeroporto foram suspensas desde o dia 3 de maio. O terminal e a pista passam por intenso esforço de limpeza Foto: Divulgação

Em meio a um esforço pela limpeza das áreas internas e a pista de pousos e decolagens, uma outra movimentação se iniciou no Aeroporto Internacional Salgado Filho, que segue com o prazo estimado para retorno de operações em dezembro.

Neste sábado (8), as primeiras aeronaves que ficaram represadas no aeroporto, em razão das enchentes das últimas semanas, começam a ser retiradas do complexo aeroportuário neste sábado, 8 de junho.

A operação prevê a retirada de 9 de um total 47 aviões que ficaram retidos pelo alagamento do aeroporto, que teve suas operações suspensas desde o dia 3 de maio.

A operação de retirada das aeronaves, de caráter excepcional, foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mediante adoção de procedimentos e ações de segurança por parte dos operadores aéreos e a administração do aeroporto. As medidas foram adotadas em coordenação com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), os operadores aéreos e a Fraport Brasil, concessionária do Salgado Filho.

Autorização

Para a obtenção de autorização de retirada das aeronaves do Salgado Filho, é necessária a adesão a um termo de responsabilidade por parte das empresas e indivíduos responsáveis pelos aviões. É exigida também uma avaliação de risco por parte de cada operador aéreo com vistas à obtenção de autorização especial de voo, uma vez que o aeroporto está com as operações suspensas.

A retirada das aeronaves deve ocorrer em horários pré-definidos pela Fraport Brasil em conjunto com o serviço de tráfego aéreo. De acordo com a Portaria nº 14.654, de 20 de maio de 2024, emitida pela Anac, as operações aéreas regulares no Aeroporto de Porto Alegre seguem suspensas por tempo indeterminado. O translado de aeronaves em caráter excepcional não permite a liberação do aeroporto para voos comerciais com passageiros.

Clica para ler mais