A cidade de Meruoca-CE foi o palco da I Exposição da Agricultura Familiar, um evento inédito que reuniu cerca de 40 agricultores e produtores locais, destacando o melhor da fruticultura, apicultura e outras áreas da produção agrícola da região. A expectativa foi de comercializar R$ 40 mil em produtos da agricultura familiar durante os três dias de evento, de 15 a 18 de agosto.
O evento, que tem como objetivo principal valorizar e fortalecer a agricultura familiar, contará com uma programação diversificada que inclui atrações regionais, apresentações culturais e uma série de atividades técnicas voltadas para o aprimoramento e o desenvolvimento dos produtores locais.
Impacto
“As nossas expectativas são as melhores. A população está ansiosa pelo início da Exposição”, afirma Eduarda Mendes, Secretária de Recursos Hídricos e Agropecuária, em Meruoca.
Os visitantes tiveram oportunidade de conhecer de perto as técnicas de cultivo de produtos orgânicos e artesanais, além de participar de palestras e workshops com especialistas do setor. Com o intuito de promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências, a exposição apresenta-se como uma vitrine para os produtos da agricultura familiar, permitindo que os agricultores divulguem seus produtos, aumentem sua rede de contatos e alcancem novos mercados.
Técnicas
Temas importantes para o fortalecimento da atividade como, por exemplo, a vitivinicultura, que abrange desde o cultivo das uvas à produção de vinho”, assim como as “Técnicas de produção artesanal de hidromeis e melomeis” fizeram parte na programação técnica do evento.
A 3ª edição da Feira da Agricultura Familiar do Ceará foi uma promoção do Instituto Future, com patrocínio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), e Governo do Estado do Ceará.