Pesquisa feita com 126 mil pessoas de todo o país mostra que a maioria pretende gastar de R$ 201 a R$ 500 na Black Friday, que ocorre no próximo dia 29 de novembro. O levantamento foi feito nos caixas eletrônicos do Banco24Horas, entre os dias 19 de agosto e 6 de setembro de 2024.
Gasto mínimo
De acordo com a pesquisa, 17% dos entrevistados disseram que pretendem gastar até R$ 50. A intenção de fazer compras de R$ 51 a R$ 100 foi citada por 9,8%; de R$ 101 a R$ 200, por 9,4%; de R$ 201 a R$ 500, por 23,6%; de R$ 501 a R$ 1.000, por 18,5%; e acima de R$ 1.000, por 21%.
Os produtos de alimentação e eletrônicos são os mais desejados pelos entrevistados, citados por 18,2% e 18,1%, respectivamente; seguidos de artigos para casa (15,3%), vestuário (7,4%), higiene e beleza (7,2%), bebidas (2,8%) e viagens (2,5%).
Para Tiago Aguiar, superintendente executivo de produtos, novos negócios e marketing da TecBan, proprietária do Banco24Horas, a pesquisa mostra que a data pode ser aproveitada pelas pessoas de diversas faixas de renda.
“A pesquisa mostra que, independentemente da região e dos produtos e serviços escolhidos, os consumidores estão atentos à data, que, para além dos descontos atrativos em comparação a outros períodos do calendário, ainda surpreende com ofertas relâmpago que cabem em diversos bolsos”, destacou Aguiar.
Varejo otimista
Pesquisa recente realizada pela Méliuz e Promobi traz dados que indicam que o comércio espera um crescimento expressivo nas vendas para a Black Friday deste ano. A data, que se consolidou como uma das mais aguardadas pelo setor, traz grande expectativa para lojistas e consumidores, especialmente em Fortaleza, onde o setor vem se recuperando com vigor nos últimos anos.
O levantamento mostra que 93,7% dos entrevistados pretendem aproveitar as promoções da Black Friday e 38,5% deles planejam gastar mais de R$ 1 mil, o que representa uma alta de 20% do gasto médio registrado no ano passado. Esse aumento reflete um cenário de maior confiança e interesse nas ofertas, especialmente em categorias de eletrônicos, vestuário e eletrodomésticos.
Comércio local
O presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, destaca a importância da Black Friday para o comércio cearense. O período tem sido um grande aliado na retomada do setor, mobilizando consumidores e fortalecendo o comércio local. Este ano, estamos especialmente otimistas, pois vemos um aumento significativo no interesse dos consumidores, o que deve se refletir diretamente nas vendas", explica.
Assis Cavalcante reforça ainda que, nos últimos anos, houve uma mudança no perfil de compra dos clientes, que estão cada vez mais atentos às promoções e buscando melhores oportunidades de economia. “O consumidor atual está mais informado e cauteloso, aproveitando a Black Friday como uma oportunidade real para boas compras”, finaliza.