Mercado de vinhos alavanca vários segmentos; 59 milhões de consumidores regulares

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O Dia Nacional do Vinho acontece sempre no primeiro domingo de junho, neste ano no dia 2. Para 2024, as expectativas são extremamente positivas. O Pão de Açúcar aproveita o período para indicar sugesstões de rótulos Foto: Freepik

O mercado de vinhos é crescente e se expande por vários segmentos, desde os tradicionais restaurantes e bares, passando por supermercados, shoppings e ganham mais visibilidade em eventos.

O Dia Nacional do Vinho acontece sempre no primeiro domingo de junho, neste ano no dia 2. Para 2024, as expectativas são extremamente positivas. Empreendimentosque souberem aproveitar essa oportunidade podem se beneficiar desse crescimento e aumentar sua lucratividade, brindando a um futuro promissor.

Regularidade

Segundo pesquisa feita pela Wine Intelligene, o Brasil está experimentando um crescimento no mercado de vinhos notável com o aumento de consumidores regulares, podendo ser uma oportunidade para bares e restaurantes de aumentar sua lucratividade

O mercado de vinhos no Brasil vive um crescendo notável, uma melodia harmoniosa que conquista cada vez mais paladares. De acordo com a Wine Intelligence, empresa especializada em pesquisas sobre a bebida, entre 2019 e 2020, o número de consumidores regulares de vinho saltou em 3 milhões, comprovando a popularidade crescente da bebida. Durante a pandemia houve um crescimento de 120 milhões de litros, seguindo dados da Wine Intelligence, e atualmente, o Brasil tem 59 milhões de consumidores regulares.

Esse crescimento é impulsionado por um público cada vez mais diverso e curioso por explorar novos sabores e experiências. A Wine Intelligence revela que a população de consumidores regulares de vinho dobrou nos últimos 12 anos, passando de 22 milhões em 2010 para 44 milhões em 2022. Entre 2016 e 2021, foram consumidos mais de 20,2 milhões de litros no país, e a Euromonitor International, provedora de pesquisa de mercado, prevê que esse número dobrará até 2026, um futuro promissor para o setor.

Qualidade e custo benefício

Hoje, temos uma oferta de vinhos de excelente qualidade e com ótimo custo-benefício. É possível comprar rótulos por preços mais acessíveis. Para o setor de bares e restaurantes o tíquete médio do consumo de vinho é consideravelmente maior do que o de outras bebidas, o que significa que os bares e restaurantes podem aumentar seus lucros ao oferecer uma variedade de vinhos aos clientes. O vinho pode ser sugerido nos cardápios como uma forma de harmonizar os pratos.

Diversificar as ofertas: uma carta de vinhos diversificada, com rótulos para todos os gostos e bolsos, e também opções de diferentes regiões e países pode atrair novos clientes e fidelizar os já existentes, podendo assim também, gerar uma experiência diferenciada ao consumidor agradando os mais diversos paladares.

Pão de Açúcar oferece variedade

O Pão de Açúcar, que é referência na categoria, oferece uma variedade de rótulos nacionais e é pioneiro na criação do cargo de Atendentes de Vinhos, focado na orientação personalizada aos clientes para a melhor experiência de compra. O serviço é oferecido no Ceará há mais de 20 anos e hoje está disponível em nove lojas da rede de Fortaleza. Os profissionais estão à disposição dos clientes para tirar dúvidas sobre harmonização entre vinhos e pratos, bem como dar sugestões de bebidas para diferentes ocasiões. Para comemorar o dia do vinho brasileiro, os atendentes de vinhos Alex Costa e Gislayne Pereira, das lojas Náutico e São João, respectivamente, compartilharam algumas sugestões. 

As indicações de Alex são o espumante demi-sec Fausto Pizzato, que harmoniza muito bem com canapés, carnes brancas pouco condimentadas, entradas neutras, frutas secas e/ou em compotas, sorvetes e sobremesas; o vinho tinto Reserva Tannat Miolo, que vai bem com churrasco, carne de panela, feijoada, baião de dois, massas, pizzas e queijos maturados de massa semidura; o espumante Terranova moscatel, produzido em território baiano, no Vale do São Francisco, um clássico Moscatel leve e doce ao paladar, com um final de boca jovial e refrescante. Vai bem com frutas frescas e merengues, ideal para um ambiente descontraído.

Já as recomendações de Gislayne são o vinho Violette Fausto Pizzato, um blend de merlot, cabernet e alicante bouschet. Com aromas de frutas negras e amora, seu paladar é doce e frutado. É ideal para harmonizar com queijo gorgonzola e sobremesas à base de frutas; o vinho Fração Única da Casa Perini, que é feito a partir da casta cabernet Franc, tem aromas de frutas negras e especiarias com nota que remete a pimenta. Ideal para harmonizar com carnes vermelhas e de caça; o vinho Almaden, feito com a casta cabernet, um vinho jovem e equilibrado de taninos finos e harmônicos. Ideal para acompanhar petiscos salgados, lasanha e pizza.

Sugestões

Os vinhos recomendados e outros rótulos nacionais podem ser encontrados nas lojas Pão de Açúcar de Fortaleza, no e-commerce da rede (https://www.paodeacucar.com/) ou no app Pão de Açúcar Mais.

O serviço de atendentes de vinhos está disponível de segunda à sábado, confira os profissionais e suas respectivas lojas e horários:

- Loja Náutico – Atendente: Alex Sandro Santos Costa (das 9h às 17h20)

- Loja Center Um – Atendente: Elesandro Oliveira da Silva (das 09h às 17h20)

- Loja São João – Atendente: Gislayne Pereira da Silva (das 9h às 18h)

- Loja Cocó – Atendente: Francisco Julio Cesar do Carmo (das 10h às 18h20)

- Loja Aguanambi – Atendente: Francisco Cleiton de Lima Oliveira (das 10h às 18h)

- Loja Iguatemi – Atendente: Bruno Justino (das 9h às 17h)

- Loja Julio Ventura – Atendente : Saionara Oliveira (das 9h às 17h20)

- Loja Buena Vista – Atendente Emiliano Sampaio (das 10h às 18h20)

- Loja Fátima – Atendente Neuriane Bernardino (das 8h às 17h20)