Consumidor vai pagar 8% mais caro pela água a partir deste mês

agua
A revisão tarifária busca ajustar os custos crescentes e assegurar o equilíbrio financeiro da Cagece, segundo justificativa da Arce, que autorizou o aumento Foto: Freepik

A partir de 5 de agosto de 2024, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) definiu aumento tarifário de 8% nas tarifas de água e esgoto que opera nos municípios sob sua gestão.

A decisão foi formalizada pela Resolução nº 13/2024 da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce). O consumidor continua a ter que absorver reajustes bem acima da taxa de inflação oficial do País.

Justificativa

A revisão tarifária busca ajustar os custos crescentes e assegurar o equilíbrio financeiro da Cagece, necessários para sustentar a operação, manutenção, expansão e aprimoramento dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário oferecidos à população.

Além disso, visa garantir o cumprimento das metas estabelecidas para universalização, qualidade e continuidade dos serviços, conforme acordado em contrato.

Impacto

Após a autorização da agência reguladora, a tarifa média dos serviços de água e esgoto da Cagece será ajustada para R$ 6,29 por metro cúbico, refletindo o aumento aplicado de forma uniforme em todas as categorias de consumo. Segundo a Cagece, os valores atualizados pela tarifa média passam a valer para os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em todos os municípios atendidos pela Cagece. A autorização para aplicar a revisão foi concedida pela Arce.