Tecnologia da Informação: entidades em Fortaleza buscam criar Centro de Inteligência

lorena
A principal sugestão é a criação de um Centro de Inteligência, uma plataforma  de  coleta,  integração  e  análise  de dados usando Inteligência Artificial  que seria disponibilizada  para  a  sociedade, permitindo a identificação  de  desenvolvimento da cidade

A Associação das Empresas de Tecnologia da Informação do Ceará (Assespro Ceará), Iracema Digital Articulação e Tecnologia Digital e o Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicações e Automação do Ceará (Seitac), elaboraram o documento "Oportunidades para uma Fortaleza mais inteligente, humana e sustentável com TICS".

O documento é uma iniciativa política suprapartidária e foi elaborado por um grupo de trabalho colaborativo e voluntário, cujo objetivo é apresentar propostas aos candidatos à prefeitura de Fortaleza, em 2024, na perspectiva da construção de uma cidade mais inteligente, humana, sustentável  e empreendedora.

Proposta

A principal sugestão é a criação de um Centro de Inteligência, uma plataforma  de  coleta,  integração  e  análise  de dados  usando Inteligência  Artificial  que seria disponibilizada  para  a  sociedade, permitindo a  identificação  de  desenvolvimento da cidade, seja por entes públicos ou privados.

Além da plataforma, a sugestão contempla um espaço físico, onde o cidadão,  empresa,  entidades, sociedade em  geral  se  dirigem para  dar  sugestões  ou  procurar soluções  para problemas estruturais/coletivos,  sociais/econômicos, tecnológicos/ inovadores que possam ser atendidos pelos demais serviços do projeto.

Outra proposta é a criação  de  uma  plataforma  de  análise  de dados  da  cidade integrando  inteligência  artificial, com a devida segurança  e privacidade, com  informações  abertas  para disponibilizar  informações  municipais  para  o  público. Além disso, o documento propõe transparência e inovação por meio de uma agenda  continuada  e  participativa,  aberta  a  todo  o  ecossistema  local, de  informação  e  discussão  de  todas  as  iniciativas  e  oportunidades.

Outra proposta é a abertura  para  a  participação  ativa  e  permanente  da  sociedade  civil em reuniões de avaliação de dados e o fomento a  parcerias  internacionais  para  troca  de  conhecimento  e tecnologia.

Espaço

As sugestões incluem a construção de um Espaço de Jogos, que será o primeiro museu permanente de jogos do Brasil e funcionará como um centro de fruição em Gamecultura, eventos e debates do setor.

Paralelamente, a iniciativa se compromete a sensibilizar e educar a população sobre a importância da participação cidadã através das plataformas digitais, facilitando a transparência e o envolvimento nas reuniões públicas. O plano também contempla um Programa de Inclusão Digital contínua, que visa capacitar os fortalezenses com novas tecnologias para garantir maior autonomia e participação ativa na sociedade. Para fortalecer essa estrutura, convênios com instituições como SENAC, SENAI, SESC, SESI, SEBRAE, UFC, UECE e IFCE poderão ser firmados para promover a ocupação e o uso desses espaços.

A infraestrutura necessária para a realização desses objetivos inclui a implementação de banda larga e 5G, além de equipamentos que poderão ser fornecidos por grandes fabricantes e patrocinadores.