Prêmio RioMar Mulher anuncia as 10 agraciadas da solenidade de 2024

mulher
As personalidades reconhecidas da 8ª edição serão homenageadas no dia 13 de março, no Teatro RioMar Fortaleza

“A conquista de uma abre caminhos pra todas” é o slogan da 8ª edição do Prêmio RioMar Mulher, que, neste ano, celebra a força do protagonismo feminino. Promovido  pelo Grupo JCPM e pelo RioMar Fortaleza, o evento reconhece e homenageia 10 relevantes mulheres, que vivem no Ceará, destacando não apenas suas conquistas individuais, mas sobretudo
o impacto que suas atuações promovem na comunidade do entorno e na sociedade como um todo. 

Realizado sempre no mês de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o evento de “coquetel e celebração de homenagens” esse ano ocorrerá no dia 13/03, no Teatro RioMar Fortaleza, às 19h, com entrada exclusiva para convidados e a presença do presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça.

Homenageadas 

As homenageadas deste ano são: Adriana Forti (Saúde), Dodora Guimarães Esmeraldo (Arte & Cultura), Fernanda Cavalieri (Trabalho Social), Lêda Maria Souto (Comunicação), Luma Andrade (Educação), Márcia Cavalcante (Arquitetura & Design), Onélia Leite Santana (Gestão Pública), Renata Paula Santiago (Economia & Negócios), Rena Gomes Moura (Justiça & Cidadania) e Silvania Meire de Deus Costantini (Moda).

O troféu do 8º Prêmio RioMar Mulher entregue às homenageadas tem o design assinado pelo artista cearense Igor Sabá. Com design exclusivo, ele atualiza elementos presentes na edição anterior, que traz como inspiração as formas femininas, utilizando entre os materiais a folha da carnaúba, típica do Ceará.

Histórias inspiradoras

Assim como nos anos anteriores, o público também terá a oportunidade de conhecer e se inspirar nas histórias e trajetórias das agraciadas por meio da Exposição RioMar Mulher, que poderá ser visitada de 13 a 31 de março, no Piso L2 do RioMar Fortaleza, em frente à loja Zara. 

O espaço projetado contará com fotos, assinadas por Igor de Melo, narrativas e vídeos de cada homenageada, produzidas pela Terravista 360. Além disso, também em alusão ao mês da mulher, o RioMar Fortaleza contará com um selfpoint interativo no mall, como forma de estimular a ideia de que a conquista de uma abre, de fato, caminhos para todas.

A premiação

A premiação começou a ser realizada na cidade de Fortaleza no ano de 2015 e já reconheceu 71 importantes mulheres, entre elas: Izolda Cela, Cacique Pequena, Maria da Penha, Luciana Dummar, Ticiana Rolim, Mariana Lobo, Socorro França, Dora Andrade, Glória Marinho, Rossicléa, Fernanda Pacobahyba, Adísia Sá, Patrícia Saboya, Ana Miranda, Riane Azevedo e Joana Ramalho, entre outras. 

Perfil das agraciadas

Adriana Forti (Saúde): com especialidade em endocrinologia, Adriana traçou uma carreira trabalhando com diabetes, iniciando, como Professora da Faculdade de Medicina, com pesquisas experimentais. Com o aval do Governo Estadual, conseguiu implantar no Estado um plano de controle do Diabetes e Hipertensão, coordenando um trabalho para mapear os casos no Ceará. Fundou e dirigiu por mais de 30 anos o Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), exemplo no Brasil. É a primeira mulher a assumir a presidência nacional da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e da Sociedade Brasileira de Diabete.

Dodora Guimarães (Arte e Cultura): desde 1982 é curadora e consultora de artes. Fundou em 1983 a Arte Galeria, considerada um divisor de águas na cena artística e cultural do Ceará. A primeira galeria de arte contemporânea, de Fortaleza, realizou exposições de proeminentes artistas da vanguarda brasileira. Dirigiu o Centro de Artes Visuais Raimundo Cela (de 1994 a 2006) e foi curadora do Sobrado Dr. José Lourenço (de 2007 a 2015), ambos, órgãos da Secult Ceará. Dodora é diretora presidente do Instituto Sérvulo Esmeraldo, espaço responsável por salvaguardar a memória e as obras do artista (in memoriam).

Fernanda Cavalieri (Trabalho Social): pedagoga e professora, mãe de gêmeos autistas e ativista na defesa de projetos de inclusão para pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Fernanda é uma das fundadoras da Associação Fortaleza Azul (FAZ), em 2015.  A Fundação procura mudar a realidade dos autistas por meio da conscientização e da luta pela garantia de seus direitos.  O nome “fortaleza” veio de seu significado literal: unir forças. O trabalho social envolve atendimentos, palestras, eventos, rodas de conversa, oficinas e acolhimento para mais de 300 famílias mensalmente. Por seu trabalho incansável, ela recebeu em 2022 o título de Cidadã Fortalezense.

Lêda Maria Souto (Comunicação): uma das mais prestigiadas e queridas colunistas do Ceará, Lêda já chegou a cursar Pedagogia, Cinema em outros estados e país, mas a vocação falou mais alto. Na profissão de jornalista, bebeu de todas as fontes, indo de editora de moda a editora policial. É também poeta, pensadora, criadora e fazedora de ideias. Publicou livros no Brasil e no Exterior. Sua longa carreira traz registros nos Diários Associados, na TV Jangadeiro e TV Verdes Mares, e no Jornal Diário do Nordeste. Atualmente, está no Jornal O POVO, onde também empresta sua voz para as notícias na rádio O POVO CBN e para as diversas plataformas do grupo de comunicação.

Luma Andrade (Educação): ela é a primeira travesti do Brasil a conquistar o título de docência, doutorado e pós-doutorado. Entre as conquistas, estão a diretoria do Instituto de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB. Além do Prêmio Educando Pela Diversidade Sexual, pelo Senado Federal, e do Prêmio Internacional Stonewall 50 anos. É autora do livro Travestis nas Escolas: Assujeitamento e Resistência a Ordem Normativa e Organizadora do E-BOOK: Diversidade Sexual, Gênero e Raça: Diálogos Brasil-África. No Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 2010, foi a primeira mulher travesti no Ceará a conseguir o nome social.

Márcia Cavalcante (Arquitetura & Design): é arquiteta com atuação em três áreas: arquitetura de edificações, arquitetura de interiores e planejamento e projetos urbanísticos. Mestre em Engenharia Civil e doutora em Arquitetura e Urbanismo, atualmente, é professora do curso de Arquitetura, Urbanismo e Design (DAUD) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Uma de suas contribuições mais relevantes é o livro “Edifícios de Apartamentos em Fortaleza: universidades e singularidades”, que trata da história de 50 anos da evolução urbana de Fortaleza a partir das formas arquitetônicas.

Rena Gomes Moura (Justiça e Cidadania): é graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes (USP), pós-graduada em Cidadania, Direitos Humanos e Segurança Pública (UFC) e mestre em Políticas Públicas (UECE). Delegada de Polícia Civil do Ceará, em 2011, foi nomeada delegada titular da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente, onde contribuiu na CPMI Mista do Congresso Nacional, que investigava a exploração sexual de crianças e adolescentes em todo Brasil. Permaneceu por 11 anos à frente da Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza e acompanhou a implantação da Lei Maria da Penha no Estado do Ceará, considerado o maior marco legislativo na defesa e proteção dos direitos das mulheres vítimas de violência doméstica no País. Hoje, trabalha com a proteção da pessoa idosa e pessoa com deficiência.

Renata Paula Santiago (Economia e Negócios): com 30 anos de carreira profissional, a economista construiu uma sólida carreira em grandes empresas nacionais e multinacionais, como Jornal O POVO, Vicunha Nordeste, Têxtil Bezerra de Menezes, J. Macedo Alimentos e Agripec/Nufarm. Outro importante marco na sua trajetória foi a fundação o Movimento IBEF Mulher. O resultado expressivo do trabalho, a levou a assumir a presidência do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF Ceará), onde se tornou a primeira mulher a ocupar essa posição em 35 anos de existência da instituição. Atualmente, ocupa o cargo de Diretora Administrativa Financeira da BSPAR Incorporações, no qual está há 13 anos.

Onélia Santana (Gestão Pública): tem em sua formação graduação em Letras - Língua Portuguesa pela URCA, psicopedagoga clínica e institucional pela Unichristus, com MBA em Administração Pública: Planejamento, Gestão e Finanças pela PUC. É formada em Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (Harvard) e em Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Primeira Infância (Insper-SP). Entre 2015 e 2022, esteve como primeira-dama do Ceará, sendo idealizadora do Programa Mais Infância Ceará. Desde de 2015, preside o Comitê Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Ceará. Atualmente, ocupa a Secretaria da Proteção Social do Estado do Ceará. Entre suas agendas está a implementação de políticas públicas para crianças, por considerar a fase da infância o alicerce para a formação integral de todo o cidadão.

Silvânia de Deus (Moda): pioneira na moda autoral cearense, suas cores, estampas e modelagem são únicas, assim como ela, que há mais de 30 anos dedica-se à moda autoral, independente, colaborativa, à autoestima feminina, à economia criativa e à Praia de Iracema. Criativa e talentosa, além de possuir um estilo próprio de moldar, a estilista é conhecida por criar peças versáteis e com múltiplas formas de usar. Levou suas marcas para as passarelas de eventos renomados, como o Dragão Fashion Brasil. Hoje, além da marca Sil, assina a Nêga Assanhada e amplia o espaço para outros criativos do Estado com a Casa Iracemar, um lugar de encontro da moda, gastronomia e outras artes.