80% dos empresários estão otimistas com um fim de ano mais movimentado, que pode aliviar os desafios do setor no Ceará. O cenário econômico para donos de estabelecimentos de alimentação fora do lar segue preocupante, no entanto, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará (Abrasel-CE).
Pesquisa, realizada pela entidade representativa do setor, revelou que 62% dos empreendimentos operaram sem realizar lucro durante o mês de outubro.
Destes empreendimentos, 27% alegaram ter operado em prejuízo, 35% em equilíbrio e 35% conseguiram realizar lucro. Apesar do momento difícil, 39% dos entrevistados alegaram um faturamento maior em comparação com setembro.
Para Taiene Righetto, presidente da Abrasel no Ceará, a inflação tem sido um dos principais vilões do setor na busca pela retomada econômica, mas, ainda assim, revela cenário otimista com a chegada das festas de fim de ano.
Custos elevados
“Os custos elevados e as dívidas comprometem o lucro dos bares e restaurantes. A inflação nos alimentos dificulta o repasse de custos, reduzindo margens e agravando o endividamento, que afeta mais da metade do setor. Dessas dívidas, 80% são impostos, muitos acumulados desde a pandemia e ainda não renegociados. Apesar das dificuldades, 80% dos empresários estão otimistas com um fim de ano mais movimentado, que pode aliviar os desafios enfrentados desde o pós pandemia”, explica.
Delivery
Há alguns anos o modelo de delivery tem se consolidado, sobretudo para o setor de alimentação fora do lar. Ainda de acordo com levantamento da Abrasel CE, mais da metade dos estabelecimentos locais (58%) utilizam o formato como uma forma de vender seus produtos. 97% desses empreendimentos vendem para consumo no local e 42% utilizam o modelo take away (pegar e levar).
“Em um cenário tão desafiador como o que o setor está vivendo, é necessário buscar sempre alternativas que ofereçam cada vez mais comodidade e conforto ao cliente. Sem dúvidas, o delivery veio para facilitar tanto para os donos de bares e restaurantes quanto para os consumidores, sendo uma ferramenta importante para potencializar a venda de produtos”, explica Taiene Righetto.