Natura Kaiak perpetua ações de preservação dos oceanos e recicla 185 t de plástico

kaiak
A partir do seu compromisso com a regeneração, marca impulsiona ações de preservação dos oceanos e destaca-se nas principais competições de surfe mundial 

Os mares já possuem mais de 171 trilhões de partículas de plástico. Somente o Brasil despeja mais de 325 milhões de quilos de lixo plástico no mar todos os anos, sendo que 70% do lixo coletado em praias brasileiras é plástico. Os dados são de estudo da revista estudo da revista Plos One.

Dia dos Oceanos

Depois de mais de 30 anos após ser instituído durante a conferência Rio-92, o Dia do Mundial dos Oceanos é marcado em 8 de junho ainda com previsões pouco animadoras caso a transição para uma economia circular dos plásticos siga a passos lentos.

Em ação

Diante dessa realidade, trabalhando para a regeneração desse bioma, Natura Kaiak já utilizou mais de 185 toneladas de plástico reciclado em suas embalagens, o equivalente ao peso de 94 milhões de tampinhas plásticas, evitando que alcancem o destino mais comum: os mares. “Os dados reforçam a importância de iniciativas como a da Natura, que, por meio de Kaiak, já evitou a emissão de 302 toneladas de CO2 desde o relançamento da marca em 2022”, afirma Denise Coutinho, diretora de Marketing e Comunicação Brasil da Natura.

Compromisso

Em um movimento que reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a proteção dos oceanos, a ação mais recente da companhia é a renovação do seu patrocínio à World Surf League (WSL), participando na etapa brasileira do Championship Tour - CT, a Vivo Rio Pro, que acontece de 22 a 30 de junho; e na última etapa do Challenger Series 2024, que terá final no Brasil, a Corona Saquarema Pro, de 12 a 20 de outubro. Ambas acontecem na praia de Itaúna, em Saquarema, no Rio de Janeiro. A parceria, que posiciona a marca no centro das principais competições de surfe do mundo, também serve como plataforma para a conscientização sobre os desafios ambientais enfrentados pelos oceanos.

De acordo com a executiva da companhia, o surfe brasileiro tem ampliado o número de marcas interessadas em estar junto ao crescente público que busca o lifestyle desse esporte, que envolve a conexão com a natureza. “Para nós, é muito importante nos conectarmos com um público que hoje é atento a preservação dos oceanos e que valoriza as marcas que pensam no seu impacto ao escolher o que consomem. Buscamos, por meio de ações como a do patrocínio ao WSL, destacar o nosso jeito de fazer produtos e o compromisso de Natura Kaiak com a despoluição dos mares”, completa Denise.

Preservação

“Nós temos muito orgulho desta parceria com Natura Kaiak. Firmamos um compromisso sério de concretizar ações em prol da preservação dos oceanos e temos cumprido muito bem este papel. Estamos tratando de duas marcas que têm pilares em comum. A sustentabilidade, bem como a conscientização para preservar o meio ambiente, são alguns dos valores que compartilhamos em conjunto e que são responsáveis por todo o sucesso alcançado por nós até o momento”, celebra Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.

Na prática

Desde 1996, Kaiak busca inspiração no universo aquático por meio da potência do frescor de suas fragrâncias. Em 2022, por exemplo, a marca anunciou o relançamento de suas embalagens, que desde então, contam com mais de 50% da maior peça plástica da embalagem, conhecida como 'ombros', feita de plástico reciclado, enquanto os frascos já utilizam até 30% de vidro reciclado.

O plástico utilizado na produção dessas peças é recolhido por cooperativas de cidades litorâneas, parceiras da Natura, impedindo que cheguem até os oceanos. O resíduo coletado é enviado para uma das empresas parceiras, que atua na reciclagem de plástico. O material pós-uso é então transformado em matéria-prima para a composição de parte das embalagens da marca. “Ainda temos um relevante investimento em inovação, com um time focado em ecodesign. Ou seja, a estética dos produtos é valorizada ao mesmo tempo em que são criadas alternativas de menor impacto ambiental”, frisa a executiva.

O design eficiente das embalagens permite que elas tenham novas funções no pós-consumo. Parte dos frascos de perfumaria, por exemplo, tem válvula rosqueada, que possibilita que o recipiente seja separado da tampa, facilitando a reciclagem.

A regeneração também se reflete na eliminação do filme plástico de uso único que envolvia as caixas do produto. No lançamento de Kaiak Oceano, foi firmada uma parceria com o Instituto Ecosurf para a limpeza de praias na Unidade de Conservação Jureia-Itatins, em São Paulo, resultando na coleta de 1.270 kg de resíduos destinados a cooperativas de reciclagem. Ainda, em 2023, a marca retomou as limpezas de praia na parceria com o WSL, em Saquarema (RJ), com mais de 50 voluntários.

Visão

Toda a circularidade envolvida em Kaiak corrobora com as metas da Visão 2030 de Natura &Co América Latina: até 2030, a empresa deve tornar 100% de suas embalagens recicláveis, reutilizáveis ou biodegradáveis; e 50% de todo o plástico usado deverá ter sua origem na reciclagem pós-consumo. “Em 2023, chegamos a 86,2% de embalagens recicláveis, reutilizáveis e compostáveis. Temos a ambição de zerar o desperdício e coletar mais resíduos do que a quantidade gerada a partir de produtos inovadores que estimulem consumo consciente, oferecendo o máximo, usando o mínimo e reduzindo excessos”, completa a executiva.