O turismo de luxo tem passado por transformações significativas nos últimos anos, refletindo as mudanças nas preferências dos viajantes.
O atual cenário é marcado por uma tendência de priorização de experiências enriquecedoras em detrimento da aquisição de produtos materiais. Simultâneo a isso, também tem se destacado o interesse pelo turismo regenerativo, alinhados a princípios de responsabilidade socioambiental.
Essenciais
De acordo com o Relatório Anual de Tendências de Viagens de Luxo desenvolvido pela Internacional Luxury Travel Market (ILTM) e pela Panrotas, 81% dos consumidores de alto padrão consideram as viagens essenciais para o autocuidado e crescimento pessoal. Esses consumidores se mostram dispostos a investir em vivências que promovam saúde, bem-estar e desenvolvimento pessoal.
Uma das tendências do setor tem sido o turismo de bem-estar, centrado na busca de experiências que promovam o relaxamento e a longevidade. Neste conceito predomina a prática de experiências que buscam promover equilíbrio entre corpo e mente, com práticas de autoconhecimento e relaxamento.
Destinos em alta
Dentre os destinos que proporcionam experiências de bem-estar está a Suíça, com hotelaria de alto padrão e clínicas de saúde com alta tecnologia. Já na Espanha, os balneários termais atraem viajantes de todo o mundo com banhos árabes em fontes termais usadas desde o Império Romano. A experiência relaxante pode ser vivenciada nos hotéis Sha Wellness Clinic, Abadia Retuerta e Castilla Thermal.
No Vietnã, os destaques são as opções de caminhada aos templos de Yen Tu e Ninh Binh, os banhos de lama natural em Nha Trang e a visita a uma das maiores cavernas do mundo no Parque Nacional de Phong Nha. Já no Brasil, os Lençóis Maranhenses, no Maranhão, proporcionam contato direto com a natureza.
Outros destinos procurados são o Butão, com os preceitos do budismo, ao lado de lugares mais tradicionais como Tailândia, Indonésia e Japão. Também se destacam desertos como o AlUla, na Arábia Saudita, e o do Atacama, no Chile.
O turismo regenerativo também tem ganhado destaque. O conceito vai além da sustentabilidade, buscando não apenas minimizar impactos negativos, mas também restaurar e revitalizar os ecossistemas e comunidades locais. A proposta é incentivar os viajantes a desempenharem um papel ativo na proteção do meio ambiente, na preservação de tradições culturais e no apoio às economias locais.
No turismo regenerativo os principais destinos são os safáris na África, que dão atenção muito forte à sustentabilidade, e o hotel White Desert, um glamping instalado no gelo na Antárctica.
No Brasil o destaque fica por conta de hotéis como o UXUA Casa Hotel & Spa, em Trancoso, na Bahia, com programação mensal de produção de mel, chocolate, sucos, essências, óleos, azeites e chás com ingredientes locais sempre contando a história da cultura local. Também é destaque o hotel Parador, em Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, que oferece uma imersão na natureza dos Canyons gaúchos, de experiências de trilhas locais e balonismo para apreciação do território.
Alinhada às práticas ESG, a Wee Travel possui compromisso sólido com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Atualmente, 75% dos brindes distribuídos são provenientes da economia local, e a agência se destaca pela promoção da diversidade: 75% da equipe é composta por mulheres, 50% dos cargos de liderança são femininos e 20% do time se identifica como LGBTQI+. Além disso, a valorização da cultura local é um pilar essencial das ações desenvolvidas.
Wee Travel Experience
Para apresentar essas novas tendências do turismo regenerativo e de bem-estar e os principais destinos, a Wee Travel, agência especializada em viagens de experiência e de luxo, promove no mês de março a terceira edição do Wee Travel Experience (WTE). O evento reunirá clientes e fornecedores do setor de viagens de luxo, com os destaques do setor para 2025 e 2026.
Exclusivo para convidados, o WTE 2025 contará com a apresentação dos principais destinos focados em proporcionar experiências ligadas à sustentabilidade, ao bem estar, além de promover conexão com a economia e cultura locais. O evento terá a participação de representantes de hotéis e resorts ligados às atuais tendências do setor turístico.
Como forma de valorizar e apresentar a cultura local, o evento fará uma homenagem aos 160 anos do romance Iracema, do escritor cearense José de Alencar, com identidade visual desenvolvida pelo artista André Nódoa, Além disso, todo o evento terá compensação de carbono, reafirmando o compromisso com a sustentabilidade.
Consultoria personalizada
A Wee Travel é uma agência de viagens de experiências e luxo, única agência Virtuoso do Norte e Nordeste do Brasil, atua com consultoria de viagens personalizadas, oferecendo segurança, logística e tecnologia com a expertise de vários profissionais com mais de 20 anos de mercado.
A agência é reconhecida como uma das maiores e melhores do Nordeste e foi destaque em premiações nacionais. Um dos pilares é o respeito à cultura local e a responsabilidade ambiental. Todos os clientes são orientados, antes de cada viagem, sobre a necessidade do respeito às tradições e costumes locais, bem como à preservação do ambiente.
Pelo quarto ano consecutivo a Wee Travel ficou entre as três melhores agências de viagens a lazer do Brasil, fora do eixo Rio-São Paulo "Melhores do Turismo Panrotas". Em 2023, Natália Abreu, CEO da Wee Travel, foi destaque nos 100+ poderosos do turismo Panrotas.