Energia no CE: mais de meio milhão de unidades tiveram abastecimento prejudicado por roubos de cabos

enel
O balanço de 2024 é da Enel Ceará e o roubo de cabos saltou 26% em 2024. A Enel não informa o valor do prejuízo Foto: Divulgação

Em 2024, o volume de cabos furtados da rede de energia cresceu cerca de 26% em todo o Ceará, chegando a 320 quilômetros em dezembro passado. Os dados são um comparativo ao mesmo período de 2023 e foram registrados pela Enel, distribuidora de energia que atende o Estado. 

Para se ter uma ideia, o volume furtado ao longo do ano de 2024 é maior que a distância entre Fortaleza e Apodi, no Interior do Rio Grande do Norte. Somente no ano passado, mais de meio milhão de unidades consumidoras no Ceará tiveram o serviço de luz interrompido por furtos de cabos, um transtorno que tem afetado principalmente as regiões litorâneas do estado.

Mais afetadas

Ao longo do ano passado, as cinco cidades mais afetadas por quilômetro furtado foram Beberibe, Icapuí, Aquiraz, São Gonçalo do Amarante e Camocim, todas em áreas de praia. Fortaleza também aparece nos registros, em sexto lugar. Na capital, os bairros com mais registros são Água Fria, Papicu, Bom Sucesso, Centro e São João do Tauape. Neste ano de 2025, cerca de 27 quilômetros de cabos já foram furtados em todo o Ceará.

Impactos 

Para além do crime e dos riscos para quem intervém na rede elétrica sem o devido treinamento, o furto de cabos pode chegar a afetar o fornecimento de energia de bairros ou até cidades, podendo prejudicar hospitais, clientes eletrodependentes, escolas, comércios e grandes indústrias. Em 2024, a distribuidora identificou mais de 1.050 ocorrências na rede elétrica, ou seja, mais de 1.050 vezes em que cabos de energia foram furtados, causando falta de energia para os consumidores.

Além dos fios que são subtraídos da rede da distribuidora, outros equipamentos também acabam sendo severamente danificados, como cruzetas, transformadores e até postes. 

Segundo Marcelo Gomes, responsável de Manutenção da Enel Ceará, “esses danos agravam ainda mais o serviço, exigindo uma mobilização maior e mais especializada da nossa força de trabalho e aumentando em algumas horas o tempo de reparo em campo, e, consequentemente, o restabelecimento do serviço para os demais clientes. São ocorrências complexas em que precisamos reconstruir o trecho da rede que foi danificado”.

 Tecnologias

Para diminuir o impacto dessas ocorrências aos clientes, a Enel Ceará vem investindo cada vez mais na implantação de tecnologias que auxiliam na rápida recomposição da rede. Tendo a tecnologia como aliada, a distribuidora disponibiliza de mais opções para retomar o fornecimento de energia para o maior número de clientes possível, tudo isso dentro de segundos ou poucos minutos. “Isso é possível por meio de ferramentas de recomposição automática da rede ou de equipamentos telecomandados pelos operadores diretamente do Centro de Operações.

 Ao identificar um ponto de falha, isolamos aquele trecho com defeito e iniciamos manobras de transferência de cargas, seja de forma automática ou com auxílio do operador, normalizando todos os outros clientes”, explica Marcelo. A Enel Ceará já ativou o recurso de recomposição automática em 370 circuitos, melhorando a automação da rede de média tensão, além dos mais de cinco mil equipamentos de Telecontrole já instalados em todo o estado.

O principal benefício desse tipo de tecnologia é a diminuição significativa no tempo de normalização do fornecimento, além de reduzir o número de clientes sem energia em uma área afetada. Na prática, milhares de consumidores que precisariam aguardar pela atuação de equipes nas ruas para voltar a ter energia não percebem o impacto ou, no máximo, poderão sentir alguma oscilação momentânea no fornecimento.

Números do problema

 Em 2024, 320 quilômetros de cabos de energia foram furtados em todo o estado;

- Beberibe, Icapuí, Aquiraz, São Gonçalo do Amarante e Camocim foram as cidades mais afetadas ao longo do ano passado;

- Tecnologia se tornou importante aliada na rápida atuação para restabelecer o serviço aos clientes.