Previsão de operação no Aeroporto de Porto Alegre fica para a 2ª quinzena de dezembro

aero
Somente para o Natal. É quando se estima uma retomada do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Uma vistoria no aeroporto foi realizada pelo ministro Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, com técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal Fotos: Divulgação

Após um mês fechado, o Aeroporto Internaciona Salgado Filho, em Porto Alegre, só deve retomar as operações na segunda quinzena de dezembro deste ano. Portanto, pouco antes do Natal. Também foi iniciada, nesta segunda-feira (3), o processo de limpeza no equipamento.

Visita

Uma vistoria no aeroporto foi realizada, na manhã desta segunda-feira (3), pelo ministro Paulo Pimenta, da Secretaria

aero
A CEO da Fraport Brasil, Andreaa Pal acompanhou a comitiva que circulou na área interna e externa do terminal 

Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, com técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal.

A comitiva circulou no terminal e do lado de fora onde a água baixou, inclusive contando com o auxilio de bombas para drenagem. O ministro Paulo Pimenta destacou o compromisso do governo de devolver o aeroporto em operação.

Nova vistoria

Ficou prevista uma nova vistoria para julho, com objetivo de analisar o impacto da enchente, em reunião durante a visita, quando foram apresentados os detalhes sobre a situação do aeroporto e os próximos passos para a reconstrução.

Limpeza

Com a diminuição da água acumulada no sítio aeroportuário, foi iniciado o processo de limpeza da pista de pousos e decolagens. A limpeza consiste em uma ampla varredura em toda a extensão das pistas, taxiways e pátios de aeronaves para a retirada de entulhos e detritos.

Testes

Em paralelo, foram iniciados os testes e sondagens para avaliação da resistência do solo, desde a compactação até a pavimentação, para que tecnicamente seja possível afirmar os impactos causados pelo acúmulo de água durante as últimas semanas. Esse período de testes tem previsão de durar aproximadamente 45 dias, dependendo das condições climáticas. Estima-se que no início de julho seja possível detalhar as necessidades de intervenções na pista. 

Prejuízos

Em relação aos equipamentos afetados com a enchente, ainda não é possível detalhar o valor total dos danos e quais equipamentos precisarão ser substituídos ou reparados. Desde que as águas começaram a baixar, a Fraport Brasil está em contato permanente com as seguradoras para avaliação do cenário, recebendo vistorias recorrentes e realizando o inventário de todos os itens que foram impactados.

Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil, avalia a reunião e vistoria desta segunda-feira (3) como positiva para os próximos passos: “estamos atuando junto ao Governo Federal para acelerarmos a retomada do aeroporto. Estamos fazendo a nossa parte com diversas atividades já iniciadas. Se os impactos forem menores do que os previstos inicialmente, vamos torcer para que o aeroporto esteja disponível para o fim do ano”.

Clique para ler mais