"O Agente Secreto" representa o Brasil no Oscar é exibido em avant première no Cine Ceará

secreto
Parte do elenco do filme, que é estrelado pelo ator Wagner Moura, estará presente na sessão: Alice Carvalho, Hermila Guedes, Laura Lufesi, além dos cearenses Geane Albuquerque e Robério Diógenes Foto: Divulgação

Com acesso gratuito, o premiado e aguardado filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura, é exibido no 35º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, na quarta-feira (24), a partir das 19h, no Cineteatro São Luiz. Parte do elenco do filme está presente na sessão: Alice Carvalho, Hermila Guedes, Laura Lufesi, além dos cearenses Geane Albuquerque e Robério Diógenes. 

Trama

Na quinta-feira (25), às 10h, eles vão participar de um debate, aberto ao público, no Hotel Sonata de Iracema. A trama do filme acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.

Curtas

Antes da sessão do filme haverá a exibição de três curtas da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem: “O amor não cabe na sala” (BA), de Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira; “Canto” (GO), de Danilo Daher; e “Thayara” (PR), de Mila Leão.

A programação do dia 25 de setembro, no Cineteatro São Luiz, começa às 19h com a exibição de “Peixe Morto”, de João Fontenele, da mostra competitiva brasileira de curta-metragem; seguida da sessão de dois filmes da Mostra Ibero-americana de Longa-metragem: “Um cabo solto” (25/09) (Un cabo suelto), coprodução Uruguai/Argentina/Espanha, de Daniel Hendler, que estreou mundialmente na 82ª edição do Festival de Veneza; e “Ao oeste, em Zapata” (25/09) (Al oeste, en Zapata), coprodução Cuba/Espanha, de David Beltrán i Mari, vencedor do prêmio CineVision no Festival de Cinema de Munique e de dois prêmios no festival suiço Visions du Réel. Até sexta-feira (26), o público poderá conferir gratuitamente filmes ibero-americanos, nacionais e cearenses.

Exibições cearenses

Na Mostra Olhar do Ceará, na quarta-feira, a partir das 14h, no Cinema do Dragão, haverá a exibição do longa “Bom fim”, de Rafael Vilarouca, um registro da tradicional festa em louvor ao Senhor do Bonfim em Icó; e dos curtas “Acaso Revisitado”, de Felipe Camilo, que conduz o espectador a um monólogo sensível sobre afetos, cidades e carnavais; e “Na estação das mangas, ela alimenta o bairro inteiro”, de Carlos Dias Oliveira, Lino Fly, Tiago Coutinho e Yan Tavares, sobre a construção de uma ficção a partir de arquivos e memórias.

Já no penúltimo dia do festival (25), a partir das 14h, serão exibidos: “Do lado de dentro”, de Marina Hilbert, que narra três momentos marcados por memórias dolorosas no mesmo apartamento; “Tempo trem”, de Roberta Filizola e Guilherme C., uma animação sobre memórias e o retorno de uma locomotiva; “Estrangeiro”, de Edigar Martins, um mergulho na cultura reggae do Ceará para falar de pertencimento e diversidade; “Alheio”, de Pedro Paulo Araújo, filme que investiga a metamorfose como rito de passagem; e “Revoada”, dos diretores Tuan Fernandes, Gabrielle Neara e Dinorá Melo, que apresenta o voo de pássaros pintado quadro a quadro.

Premiações

O Cine Ceará concede anualmente o Troféu Mucuripe aos vencedores das Mostras Competitivas Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Olhar do Ceará (Longa e Curta). Este ano, o Melhor Longa, eleito pelo Júri Oficial da Competitiva Ibero-americana, receberá prêmio no valor de R$40 mil, a ser pago sob a forma de recursos para distribuição da obra no Brasil, dentro dos critérios do regulamento.

Entre os prêmios do Cine Ceará, os curtas-metragens em competição também disputam o Prêmio Canal Brasil de Curtas, que tem o objetivo de estimular a nova geração de cineastas. o vencedor é escolhido por um júri composto por críticos e jornalistas especializados em cinema. Além de receber o troféu Canal Brasil e um prêmio no valor de R$15 mil, o curta ganhador vai para a grade do canal, que exibe curtas-metragens todos os dias. 

Há 27 anos no ar, o Canal Brasil está presente nos mais representativos festivais de cinema do país desde a sua fundação, respirando e existindo através do cinema brasileiro.

Quem faz

O 35º Cine Ceará é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB); da Associação Cultural Cine Ceará; e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, via Mecenas do Ceará e Edital de Festivais Culturais Calendarizados (PNAB); e da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira. Conta ainda com o apoio
do Banco do Nordeste, do Complexo Portuário do Pecém, do Grupo Edson Queiroz, da Freitas e da Dominus Imobiliária e Corretora de Seguros, através da Lei Rouanet. 

Tem patrocínio da Enel e Cegás através do Mecenato Estadual. Apoio: Câmara Municipal de Fortaleza. Patrocínio: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Programação

Confira no site a programação de exibições e debates que acontecem até sexta-feira (26): www.cineceara.com.

Serviço

35° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – De 20 a 26 de setembro de 2025 em Fortaleza. Informações: 

www.cineceara.com 

Instagram: @cineceara, Facebook: Festival

Cine Ceará. E-mail: contatos@cineceara.com.