Com capacidade para pousos e decolagens 24 horas por dia, viajar para Jericoacoara à noite agora é uma opção disponível. O investimento inicial do equipamento foi da ordem de R$ 10 milhões.
O Heliponto Chateau Julie, localizado no Complexo Love Lake, em Tatajuba, foi inaugurado oficialmente sendo o primeiro da região autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) para operações noturnas.
Com a viabilidade para trazer um avanço para o turismo e a economia do litoral oeste do Ceará, o novo equipamento teve o primeiro voo no dia 22 de setembro, em Camocim.
Infraestrutura
Com uma pista de 1.100 metros quadrados, sendo a área de pouso e decolagem com Fato de 21,00m x 21,00m e capacidade para operar 24 horas por dia. O heliponto faz parte de um projeto maior, que inclui a construção de um beach club, restaurante e, no futuro, um aeroporto.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades, empresários e moradores da região. O cantor e piloto Waldonys realizou um salto de paraquedas para celebrar o momento. O corte da fita foi conduzido pela CEO do Chateau Julie, Julie Carroll, e pelo coronel da Aeronáutica Artur de Oliveira Baumbach, marcando oficialmente o início das operações do heliponto.
Acesso e potencial
“A implantação desse heliponto facilitou sobremaneira o acesso à região. Essa nova possibilidade, além de trazer investimentos e novos empregos por sua natureza de modal de transporte, incrementa o turismo em uma segunda análise, pois o turista que visita Fortaleza e não vinha à região pela distância e dificuldade de acesso, agora tem essa facilidade”, destaca Oliveira Baumbach .
A expectativa da empreendedora, que aposta no Ceará, com destaque para a região onde nasceu, é de vir a gerar um círculo virtuoso entre empregos que atraem investimentos e incrementos na área dos transportes, criando potencial de desenvolvimento social, turístico e econômico, com esportes náuticos e resorts.
Padrão de segurança
O heliponto foi projetado com rigorosos padrões de segurança, garantindo que todos os usuários possam viajar com tranquilidade. Cada passageiro deverá realizar um cadastro prévio para facilitar a identificação e aumentar a segurança durante o embarque e desembarque.
Além disso, o equipamento oferece uma série de comodidades aos usuários, como um receptivo transfer cadastrado, sala climatizada para espera e estrutura para cargas e descargas, tornando-o uma opção prática e eficiente para diferentes necessidades de transporte.
Julie Carroll ressaltou a importância do empreendimento para a integração regional e o fortalecimento do turismo. “O Heliponto Chateau Julie é uma realização que vai muito além do nosso grupo. Ele representa uma nova fase para Camocim e para toda a região, oferecendo um meio de transporte ágil e seguro que facilitará o acesso e impulsionará o desenvolvimento econômico e turístico”, afirmou.
Impacto positivo
O heliponto também terá um papel fundamental na comunidade local. Além de gerar mais de 150 empregos diretos e indiretos durante sua construção e início das operações, o equipamento estará à disposição para situações de emergência, possibilitando o transporte rápido de pacientes que necessitam de atendimento urgente ou até mesmo de órgãos para transplantes.
Ação social
O evento de inauguração contou com a participação especial das crianças do projeto “Águias do Lago Grande”, coordenado pela professora Simone Zubal, que emocionaram o público com uma apresentação musical em homenagem a Julie Carroll.
A iniciativa, apoiada pelo grupo Chateau Julie, oferece aulas de futebol e inglês para 53 crianças da comunidade, reforçando o compromisso do empreendimento com o desenvolvimento social local.
Com foco na sustentabilidade, o heliponto foi projetado adotando práticas que protegem o meio ambiente. Desde a sua construção até as operações diárias, todas as medidas foram pensadas para minimizar impactos ambientais, promovendo um desenvolvimento que respeita a natureza e a comunidade.