Natura lidera ranking de empresas com melhor reputação do País pelo 10º ano

nat
A multinacional de cosméticos ocupa o primeiro lugar no País desde o lançamento do Ranking Merco de Responsabilidade e Governança Corporativa, em 2014 Foto: Divulgação

A Natura foi reconhecida como a empresa com melhor reputação corporativa do país pelo décimo ano consecutivo, segundo o Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa).

Realizada durante o ano de 2023, a avaliação, que acaba de ser divulgada, é um retrato diagnóstico do prestígio das empresas na área, que a Natura figura como principal destaque desde o lançamento do primeiro ranking no Brasil, em 2014.

A Avon, que integra Natura &Co desde 2020, ocupa o 13º lugar na classificação. A Merco é uma instituição global, referência em avaliação reputacional para o setor privado em todo o mundo, assim como na América Latina e Espanha, há mais de 20 anos.

Honraria

Para Ana Costa, vice-presidente de Sustentabilidade, Jurídico, Reputação e Comunicação Corporativa da Natura &Co América Latina, é uma honra liderar a lista nesses 10 anos de aplicação da pesquisa no Brasil. “Receber o reconhecimento da Merco é um imenso privilégio, mas também uma grande responsabilidade de seguirmos nos desafiando e inovando sempre, para devolver, cada vez mais, valor à nossa rede e à sociedade, com coerência e consistência. Enquanto instituição renomada e independente, o ranking também fornece ferramentas que apoiam a análise de como nossas marcas são percebidas por um público diverso. Trata-se de uma visão importante sobre a nossa atuação junto aos principais setores da sociedade”, avalia.

Estratégia empresarial

O marco coincide com o aniversário de 55 anos de fundação da Natura, que recentemente adotou a regeneração, conceito que transcende a definição de sustentabilidade, como centro de sua estratégia empresarial. “A fonte de prosperidade do nosso negócio só é possível a partir da fonte de restauração da vida, de indivíduos, comunidades, da natureza e da relação simbiótica entre eles. Essa é a filosofia empresarial da Natura, baseada na regeneração das nossas relações e totalmente conectada com a razão de ser da empresa, o “Bem Estar Bem”, comenta a executiva.

Ao utilizar uma metodologia pública multistakeholder, baseada em seis avaliações, o Merco analisa a reputação de cada empresa participante a partir de mais de duzentos indicadores e vinte e quatro fontes de informações externas. São realizadas entrevistas com executivos de grandes empresas e especialistas em diversas áreas, além de consumidores, para definir anualmente as 100 companhias de maior prestígio por seu desempenho em termos de gestão de resultados, qualidade da sua oferta comercial, gestão de talentos, ética, governança, e responsabilidade corporativa ambiental e social. Entre os critérios avaliados, estão valores como transparência, responsabilidade com funcionários e contribuição à comunidade.