Ceará passará à posição de hub regional da Cimed no Nordeste e detém papel estratégico

adibe
Com faturamento projetado de R$ 4 bilhões para este ano e meta de bater de R$ 5 bilhões em 2025, a Cimed tem no radar novos parques fabris. João ]Adibe Marques, CEO da Cimed, participou de Club Experience em visita ao Ceará Foto: Regina Carvalho

O Ceará é o terceiro Estado em representatividade no mercado farmacêutico do Nordeste para a Cimed, onde a empresa está presente há 15 anos, de acordo com João Adibe Marques, um dos proprietários e presidente da indústria farmacêutica, que é a terceira maior do setor no País, em volume de vendas. Em 2023, a companhia vendeu R$ 107,7 milhões no Estado.

Unidades fabris

Com faturamento projetado de R$ 4 bilhões para este ano e a meta de bater de R$ 5 bilhões em 2025, a companhia tem no radar novos parques industriais, a fim de garantir uma distribuição com frete menos caro. 

Segundo o empresário, "a estratégia da empresa é ter fábricas espalhadas pelo Brasil principalmente nas linhas de consumo de alto giro", como higiene e beleza, disse ao ser questionado sobre uma possível unidade no Estado.

Maior capacidade

Por enquanto, a Cimed já aumentou a capacidade e reinaugurou seu Centro de Distribuição (CD) no Ceará, que deverá operar como um hub regional da distribuição de produtos da companhia para outros estados nordestinos, como o Piauí e Maranhão, seguindo País acima. Isso ocorre em consequência de novas aquisições realizadas pela empresa que deverão levar à adoção de um novo modelo comercial, assinalou Adibe.

Genéricos

Sobre o segmento de medicamentos genéricos, o CEO da Cimed revelou que “só 35% da população brasileira consomem genéricos. Nos Estados Unidos, são 95%. Quanto mais a gente educar a população do que é o medicamento genérico, mais oportunidades teremos de crescimento". No Ceará também se reflete esse potencial, completou.

Diversificação

Uma das apostas mais bem sucedidas da Cimed vem dos hidratantes labiais Carmed, uma linha que só cresce. Os Carmed Fini e Barbie "viralizaram" e são fabricados cada vez mais em novos sabores com venda assegurada. O mais recente é o Brigadeiro, em collab com a cantora Ana Castela, apadrinhando de Carmed Boiadeira e com tom marrom. Mas também invadirão o mercado o Leite Condensado, incolor e Doce de Leite, nude. 

Para além do público teens, lembra Adibe, vem aí o lançamento da primeira linha infantil da marca, "João e Maria". "Então há muita oportunidade. A ideia é trazer novos consumidores para o ambiente de farmácia". O empresário destacou que as farmácias são o segundo lugar mais visitado, em se tratando de consumo, depois do líder mercado de alimentos.

Experience Dinner

Um segundo momento de João Adibe com o empresariado local aconteceu a partir das 19h, no L’O Restaurante, em Fortaleza. No Experience Dinner, o megaempresário foi o principal palestrante do evento também promovido pelo Experience Club Nordeste. Mais de 120 empresários prestigiaram o evento.

“O Nordeste é uma região de extrema relevância para a Cimed. Estar nesse evento com as principais lideranças de um estado relevante e estratégico como o Ceará é muito importante para abrir caminhos, conexões e colaborações com os empresários locais e poder compartilhar a minha experiência sobre o potencial de negócios que há Brasil afora”, disse Adibe.

Clique para ler mais